segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aproveitando as Oportunidades! - artigo publicado no jornal Diário de Santa Bárbara d'Oeste.

Geralmente não identificamos logo de início uma boa oportunidade, elas passam e quando vemos já foi. Um empreendedor é uma pessoa que tem facilidade de identificar as boas oportunidades, mesmo sem ter a certeza de um resultado positivo, ele vai lá e faz acontecer.
Recentemente fui convidado para participar de uma reunião em Brasília. De início seria bem difícil, pois eu tinha alguns compromissos, mas como me considero otimista, fui atrás e consegui resolver os compromissos sem grandes dificuldades. Depois de ter aceito o convite, viria outra dificuldade, a reserva do voo e horário saindo do aeroporto de Viracopos na cidade de Campinas, novamente foquei meu pensamento positivo e consegui sair do aeroporto de Congonhas em São Paulo e ir para Brasília, ainda para dificultar eu teria que passar uma noite em um hotel ao lado do aeroporto.
Quando menciono em aula sobre ‘agarrar as oportunidades’ meus alunos já pensam nas grandes oportunidades, as vezes um simples convite não aparenta ser uma oportunidade. Acredito que não existem somente as grandes, um pequeno gesto proativo, por exemplo, pode se resultar em um grande passo para seu negócio ou sua ideia.
Igualmente é o ponto de manter o network, é necessário manter o contato com sua rede de relacionamentos em ‘on’ e não ‘stand by’ (repouso), quando necessitamos da nossa rede é aí que vamos ver se ela está ativa (on). Acredito que as mídias sociais são fundamentais para essa ação, há muitas outras formas de interação, como agendar um café ou marcar um almoço. Imagine que a oportunidade surja e você necessite tirar algumas dúvidas ou ter uma Mentoria de um expert em um assunto específico, aí entra a sua rede de network.
Tenho participado como mentor do projeto InovAtiva Brasil, uma experiência fantástica e muito gratificante. Através dessa ação tenho a oportunidade de oferecer a mentoria a empreendedores cadastrados no projeto, utilizamos o Skype ao longo do processo de atendimento e temos apenas uma oportunidade de realizar a mentoria pessoalmente em São Paulo. Nesse encontro vários empreendedores se reúnem com os mentores e recebem várias dicas interessantes e importantes de vários profissionais com experiências diferentes e de vários segmentos do mercado. Considero uma oportunidade de troca de experiência e conhecimento onde aprendo muito.
Voltando ao caso de Brasília, o convite que eu tinha recebido era para representar a Macrorregião 5 do CIESP (Americana, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste) na reunião com o Presidente interino Michel Temer, onde o Paulo Skaf apresentou as demandas da indústria e do mercado para a retomada do crescimento, foi um dia de muito trabalho e de experiência. Para mim foi uma ótima oportunidade que eu não poderia ter perdido.
Aproveite os convites para participar de reuniões, de congressos, palestras, seminários ou workshops. As entidades de classe realizam com frequência esses eventos, alguns são pagos, mas vários deles são gratuitos e com o intuito de gerar oportunidades para as empresas e empresários. Gosto muito do Linkedin, lá podemos manter contato com vários profissionais de diversos setores da economia.
Espero que aproveitem as dicas e até o próximo artigo.
Fiquem com Deus.
Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP, Professor Titular de Planejamento Estratégico e Empreendedorismo  na UNISAL, fundador da Startup myBguide e diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste. Blog www.NJSconsultoria.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário