quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Brasil. Eu acredito!

Será que já chegamos no fundo do poço na questão da crise econômica?


No momento é a pergunta que vale um “milhão de dólares”, brincadeira a parte, realmente é o que todos investidores e empresários gostariam de saber.

Todos temos a absoluta consciência das dificuldades que enfrentamos no dia a dia dos negócios, no entanto, não podemos deixar cair o otimismo a fé e a esperança de que dias melhores virão.
Recentemente visitei Brasília juntamente com nosso presidente do CIESP e da FIESP, Paulo Skaf e toda uma comitiva de empresários, fomos ao Palácio do Planalto e mostramos apoio ao Governo para a retomada do crescimento. No dia 01 li a matéria "Apoiar o governo é apoiar o Brasil" - "Presidente Temer, estamos aqui também para lhe dizer que chegou a hora de colocar em prática um pacto pelo Brasil, pelo crescimento, representado por todos nós, que investimos, geramos empregos e pagamos impostos", disse o presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) George Pinheiro, declarando apoio do segmento ao governo. Gostei do que li principalmente por termos ido a Brasília também mostrar esse apoio.





Recentemente fui homenageado como paraninfo da formatura do SENAI e falei aos alunos que me considero uma pessoa otimista, eu acredito no Brasil, aproveitei o momento com os jovens formandos e apresentei algumas razões pela qual acredito no Brasil:

   Somos um país de 206 milhões de habitantes.
Somos a oitava economia mundial.
Temos um regime de absoluta liberdade individual.
Garantia jurídica nos contratos.
Aqui não temos guerra – violência sim, ela existe em todos os países, mas guerra o brasil não tem, veja a Líbia e outros países que vivem em guerra.
Não temos desastres naturais, vulcão, furacão, terremoto.
Respeitamos a democracia.
Respeitamos as diferenças entre as religiões, e que continuemos assim.

    E um item muito importante que destaco aqui, o brasil respeita as mulheres de maneira igual aos homens, elas podem se formar, estudar, trabalhar em várias áreas que em outros países não é possível – recentemente meu filho estava lendo o livro que conta a história da Malala, uma garota do Paquistão – ela levou um tiro na tarde do dia 09 de outubro de 2012 simplesmente por querer ir à escola e virou um símbolo de defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação.
Livro da Adriana Carranca. Malala, a menina que queria ir para a escola.




Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel da Paz em 2014.



Vale a pena assistir a palestra do Pai da Malala no TED.





Outro ponto que discutimos em Brasília foi a questão de destravar o investimento na Infraestrutura através de concessões. Ha alguns dias vejo nos jornais matérias tratando de estudos sobre concessão na ferrovia, rodovias e portos. Esse é o caminho!

O cenário parou de piorar, acreditamos que as medidas lançadas pelo governo podem fazer efeito e reverter a situação.

Acredito que na vida escrevemos nossa história todos os dias. Nesse momento estamos escrevendo um grande capitulo da história brasileira, nossos filhos e netos irão ler no futuro sobre a maior crise econômica que o país já enfrentou, o melhor de tudo será na parte que falará sobre a retomada que tivemos e como foi possível sair forte de toda essa turbulência. Como será? Veremos nos próximos meses.

tenho feito a minha parte, participando de palestras, workshops, ampliando nosso network. assisti a palestra da Ana Finamor no CIESP Campinas sobre Design Thinking, algo muito atual.




Com certeza teremos que tomar um remédio amargo para sanar toda essa situação, serão necessárias algumas reformas estruturais e necessitará do apoio de toda a população, pois somente assim teremos um final feliz nessa história. Esse assunto deixo para ser discutido em outro artigo.

Fiquem com Deus e até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP, Professor Titular de Planejamento Estratégico e Empreendedorismo na UNISAL, fundador da Startup myBguide e diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste. Blog www.NJSconsultoria.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário