terça-feira, 15 de agosto de 2017

A ambição nos negócios


A ambição está para a ganancia igual a admiração está para a inveja. Ainda assim é algo que devemos buscar, mas ao mesmo tempo controlar para não ir além do limite. Pois ter ambição é algo bom, já a ganancia não. A admiração por alguém é recomendada nos negócios, ter um profissional de sucesso que você admire é muito positivo. Já a inveja deve ser evitada a qualquer custo, pois só vai trazer infelicidade para seu negócio.

Nos negócios uma boa dose de ambição é o que diferencia um empreendedor de sucesso de outro que não vence na vida, apenas paga suas contas e não arrisca. O que nos faz ir além dos nossos limites é a ambição de vencer na vida, a vontade de conquistar as metas estabelecidas e até mesmo ultrapassa-las, a nossa fonte de inspiração para os desafios do dia a dia, é ter aquele desejo de sucesso.

Quando estabelecemos nossa meta profissional, temos que dividir pelos dias úteis e pensar, o que faremos na próxima segunda-feira de diferente para alcançar aquele objetivo, quando temos uma equipe, é necessário passar a todos a importância desse valor a ser alcançado e estabelecer juntos ações táticas para atingir o resultado proposto. Por exemplo, um mês tem em média 21 dias úteis, sendo assim a meta total será dividida pelos 21 dias e já no primeiro dia útil é importante que alcance ou ultrapasse a meta.

Em uma viagem na China eu tive a oportunidade de visitar um ponto turístico muito famoso próximo de Beijing em Mutianyu, a Muralha da China. Chegando próximo dela percebi como era imponente e alta, os carros devem ficar nos arredores, de maneira que só poderia subir a pé, ou de teleférico. Resolvi ir a pé, ao olhar para cima, pensei – onde fui me meter, como conseguirei subir tudo isso?! Mas fui pouco a pouco, e depois de 1 hora eu já estava lá no alto e pensei – nossa que bonito! Mas tem que andar tudo isso? Ao olhar ao redor vi que se quiser ir até o outro ponto de visitação tem que subir e descer vários degraus.

É claro que tinha que andar tudo, pois é uma muralha construída em um terreno íngreme e todo irregular, com degraus de diferentes alturas, tudo para dificultar a vida do inimigo. Alguns consideram um passeio de muito esforço físico.
Com esse exemplo da Muralha da China podemos pensar que se fosse fácil, não teria graça e não estaria nesse artigo como exemplo de meta e de objetivos.

Voltando na questão de ambição, podemos dividí-la em várias metas. Por exemplo a sua ambição pode ser vencer na vida, e para isso será necessário um bom salário. Para obter um bom salário é necessário estudar ou se dedicar ao seu negócio. Para fazer tudo isso acontecer, surge uma pergunta:
O que você fará de diferente na próxima segunda feira afim de seguir no caminho da sua meta do mês? Do ano? Da vida?
Se sua meta é apenas subir em uma muralha, inicie pelo primeiro degrau, não fique ali parado olhando para cima enquanto várias pessoas passam por você e seguem adiante.

Gosto muito do empreendedor Flávio Augusto e, outro que iniciei recentemente a leitura sobre seus livros, o Paulo Vieira. Os dois são categóricos ao afirmar que não devemos ficar somente reclamando, vamos para a ação.
Em relação aos autores, pesquise na internet sobre eles, existem vários vídeos no Youtube com palestras que ajudarão sua determinação para aumentar sua ambição.

Fiquem com Deus e vamos adiante.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: NjSconsultoria.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário