terça-feira, 3 de junho de 2014

O que mais falta na sua empresa?


Bom dia a todos!

Na última semana publiquei mais um artigo no Jornal Diário  de Santa Bárbara D´Oeste.
Vejam abaixo, entre em contato para comentar e sugerir temas para os próximos artigos.



O que mais faltará além da água?

Na última reunião do CIESP, em São Paulo, foi discutido que teremos falta de água de qualquer maneira. Não foi investido o suficiente para que o racionamento fosse evitado, agora o que pode-se fazer? Nas próximas semanas nos reuniremos com vários departamentos para discutir possíveis ações corretivas com o foco nas indústrias. Para aquelas que já tenham algum projeto de reuso de água em andamento, agora é um bom momento para colocá-lo em prática.
Tenho mencionado nesse espaço sobre a escassez de vários pontos, não somente de água, por um exemplo pertinente:
Como anda a Mão de Obra?
Tenho ouvido de vários alunos a dificuldade que encontram nas suas empresas de serem ouvidos, o Gestor não lhe dá atenção.
Temos feito nossa parte? O colaborador? E o gestor? Tem-se criado um ambiente propício para o crescimento profissional?
O que pode-se fazer para motivar o colaborador?
Ouvir sua opinião, orientá-lo para o melhor resultado. Muitas vezes não basta passar o serviço, tem que acompanhar e cobrar em um curto espaço de tempo, pois se deixar sem cobrança, pode acontecer de não ser realizado no prazo, a culpa ficará então por conta do funcionário, mas e o papel do líder nessa situação?
No campo de futebol o técnico passa a orientação antes do jogo, quando a bola rola dentro de campo, ele fica toda hora orientando e gritando, não fica sentado esperando o resultado.
Na empresa não podemos gritar, mas orientar a todo momento é o melhor caminho, vejam o exemplo das redes de fast-food, o gerente fica a todo momento acompanhando os indicadores de atendimento e cobrando seus colaboradores.
Tenho visto muitas empresas reclamarem da falta de profissionais competentes e qualificados, mas também vejo várias empresas não valorizarem seus colaboradores.
Os profissionais não ficam mais na empresa por muito tempo, alguns RH até estranham quando um candidato diz que ficou 20 anos na mesma função. O que nos parece? O que lhe faltou para desenvolver outra função? Quando comparamos com um profissional que ficou 3 anos em cada empresa, mas apresentou resultados positivos para o seu departamento e foi para a outra para um novo desafio, isso me parece melhor do que aquele que ficou 20 anos, mas nunca foi proativo.
O fato de auxiliar na formação profissional já é um ponto, mas não o suficiente, pois o colaborador quer desafios e reconhecimento no seu dia a dia. A caixinha de sugestão pode possibilitar um canal de comunicação entre os gestores e sua equipe.  Crie um ambiente no qual o colaborador possa dar sua opinião, em muitos casos são eles que estão em contato com seu cliente.

O professor Vicente Falconi disse em uma palestra " a solução do seu problema pode estar em uma ideia simples" e complementou dizendo que muitas vezes seu próprio colaborador já sabe e tem a solução, o que basta é pedir a sua opinião.

Não sabemos como os próximos meses serão, tendo várias previsões pessimistas ou otimistas, eu particularmente prefiro as otimistas, mas fiquemos de olho no mercado também, então aproveite esse momento mais calmo, planeje-se, faça aquele treinamento com a equipe, visite feiras, não fique parado.
Na última semana participei da Feira Hospitalar e escrevi um post no meu blog falando sobre a possibilidade de inovar visitando feiras, é apenas uma das maneiras de tentar dar a volta por cima nesse momento.
Hoje está nublado, será que vai chover? Com certeza não será essa pequena quantidade de chuva que vai resolver o problema de escassez de água, mas podemos pensar nesses assuntos.
Neste curto espaço não é possível aprofundar o debate, mas, caso concorde ou discorde da minha opinião, fique à vontade para entrar em contato e discutirmos com maior profundidade esses temas.
Um abraço e até o próximo mês.

Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Mestre em Eng. Produção pela UNIMEP, Professor de Pós Graduação na UNISAL e diretor do CIESP SBO.


Fiquem com DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário