sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Feliz Natal e Próspero 2015!

Segue artigo publicado no jornal Diário de Santa Bárbara d´Oeste no dia 18/12/2014.

Planejar 2015, eis a dificuldade, mas temos que SUPERAR.

O ano de 2014 deve ser esquecido? Acredito que não, podemos aprender com os erros e acertos. Em empreendedorismo destacamos a importância de encontrar os erros e aprender com eles, para que não ocorram novamente.

Poderíamos pensar o mesmo em relação à economia e resultado do mercado para 2014, no entanto quando falamos das questões que dependem do setor público, fica muito mais difícil, por exemplo, o aumento da taxa SELIC, nós do CIESP já reclamamos, e nosso presidente o Paulo Skaf diz que Banco Central erra com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a taxa Selic em 0,5 pp, passando a 11,75% a.a.

São vários pontos para nos preocuparmos no próximo ano, como a crise hídrica nas regiões abastecidas pela SABESP e do PCJ, no qual estamos inseridos e já estamos sofrendo com um racionamento, este ainda não afetou a indústria diretamente, mas lembro que também a indústria está em marcha lenta nesse momento, já pensou se estivéssemos acelerando?

Existe um ditado que diz que aprendemos mais com as dificuldades, então iremos nos formar em mestres, pois as dificuldades não param e pelo que vemos pela frente, serão maiores ainda.

De qualquer maneira não podemos desistir, temos que superar, foi nessa linha de raciocínio que no início desse mês, apresentei uma palestra sobre Empreendedorismo e Superação no CIESP de Rio Claro, destacando exatamente essa questão, a de encontrar motivos para SUPERAR tudo que passamos em 2014, iniciando 2015 com a cabeça erguida.

Como já estamos no final do ano, com ele temos a oportunidade de reunir a família, os amigos e pensarmos que no ano que vem, sim, seremos felizes, então falei na palestra:


 Passe mais tempo com sua família, ela é a base sólida para as dificuldades do dia a dia.

Aproveite o sorriso de uma criança e sorria também, pode ser que alguns tenham dores musculares, mas logo passará, continue não desiste, de sorrir.

 Encontre o seu motivo de sorrir, alguns encontram inspiração nos filhos, sobrinhos, outros em animais de estimação, em paisagens que estão ao nosso lado e não percebemos.

Chore se for preciso, aqui apresentei a foto da nossa avó Barbara que se foi. Uma foto com os bisnetos dela, mas como faz parte da vida, DEUS a chamou. Sim nos negócios temos os contratempos que queremos chorar, então chore, mas depois levante e siga adiante.


Simples assim. Fácil? Não. Mas temos que nos esforçar para conseguir. Então inicie já o seu planejamento para 2015, mesmo que seja um rascunho, mas tenha em mãos, pois o ano novo já se aproxima e igualmente a esse ano, ele passará voando.

Deixo aqui o meu Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos.
Um abraço e fiquem com DEUS.


Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Professor de Pós Graduação na UNISAL e diretor do CIESP SBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário