domingo, 14 de abril de 2019

A plataforma de Marketplace Mercado Livre

Dando sequência nos artigos relacionados ao ecommerce, nos próximos pretendo apresentar e debater um pouco sobre as plataformas de marketplaces que tem um maior volume de vendas.

Uma das plataformas mais simples e de maneira mais rápida para o empreendedor que está iniciando suas vendas por seus produtos para vender, é o Mercado Livre.


Entrada do escritório do Mercado Livre em São Paulo. 

Eles iniciaram suas atividades no Brasil logo depois de serem lançados na Argentina no ano de 1999 com o nome MercadoLibre, perceberam a oportunidade que existia na oferta de uma plataforma que conectasse o comprador e o vendedor do comércio eletrônico, segundo o portal Statista.com o Mercado Livre é número um em visitas da América Latina.

Por muito tempo ficou conhecido como um local para compra e venda de produto usado ou de leilão, no entanto o mercado mudou e com a vinda de lojas oficiais o publico percebeu que poderia confiar nas compras de valor agregado maior. Atualmente concorre diretamente com B2W, Magalu e outros.

Ao longo dos anos foram ajustando a segurança de quem compra pelo site, e hoje oferece uma garantia ao comprador, de reembolso imediato no caso de qualquer problema na compra de um produto.
Aqui é o escritório do Mercado Livre, eles chamam de melicidade. 


Para começar a vender é necessário se cadastrar no site e preencher algumas informações, depois inserir as informações do produto, assim como foto e descrição técnica, por fim, escolher uma das opções de publicidade e com isso já terá seu produto publicado no Mercado Livre, mas muito se engana se pensarmos que com isso iremos ter vendas, como toda a internet, ninguém encontrará seu produto se não houver um bom trabalho de marketing digital:

Fotos
O principal da foto para os marketplaces é ter fundo branco, não ter marca d´água, não ter logo da empresa e possuir algumas fotos com vários ângulos diferentes, se tiver acessório que acompanhe o produto é importante tirar foto também.

Título do produto
No Mercado Livre é permitido utilizar 60 caracteres, distribuindo em nome do produto característica, fabricante. É interessante seguir este critério, pois encontramos muitas vezes anúncios de produtos que não possuem estas informações e daí fica difícil de entender o que estão vendendo.

Descrição
Neste campo é prescindível detalhar todas informações do produto ou serviço que está sendo oferecido, aprovações, registros nos órgãos ANVISA, INMETRO e outros, e por fim as dimensões da embalagem e peso, prazo de entrega também pode ser incluído aqui para produtos que não tenham em pronta entrega.

Preço competitivo
Segundo uma pesquisa da Magalu o preço não é o fator determinante na escolha de uma compra, em primeiro lugar é a confiança na marca, depois o prazo de entrega e em terceiro lugar o preço, e certamente faz uma grande diferença, pois, não adianta ter um anuncio perfeito e um preço absurdamente maior que os concorrentes, por outro lado, o negócio todo tem que dar lucro, sendo assim é fundamental buscar um preço competitivo para ambas as partes.


Produto com um mercado
Ao iniciarmos uma venda na internet, podemos estar apenas oferecendo um produto que ninguém quer comprar online, o mercado digital está em amplo crescimento, mas é ideal iniciar a venda de produtos que tenham demanda. Para isto uma pesquisa de mercado pode ajudar bastante, pesquise, busque informações de concorrentes, observe se há venda do seu produto ou de um similar. Eu já tive situação que anunciamos uma linha de produto e nunca vendeu nenhum, para resolver esta situação o que fizemos foi buscar outros produtos de segmento distinto para ampliar nosso portfólio de itens anunciados.


Existem outros fatores que discutiremos nos próximos artigos que são pontos importantes para todos os marketplaces, de maneira que aproveitemos a oportunidade de mercado, visto que no Brasil apenas 5% do varejo é em ecommerce, enquanto que na China é 20%, veja a oportunidade que temos, ainda mais levando em conta um crescimento de 16% nos últimos anos segundo a ABCOM.


A economia está estagnada e tem tudo para melhorar nos próximos meses, então imagine no ecommerce quando tiver esta melhora do cenário econômico.


Um abraço e vamos que vamos pra cima.

Que Deus nos abençoe.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário