sábado, 16 de março de 2019

Momento econômico - março 2019




Resolvi colocar no título deste artigo o mês de março, por conta de termos mudanças no cenário econômico a todo momento, estamos passando por algumas incertezas políticas, e com isso o tão esperado desenvolvimento econômico e a retomada da economia não surgem.


Não temos visto na mídia de uma maneira geral uma discussão sobre como colocar o Brasil no trilho, só vemos debates sobre os twitters do presidente, sobre a escola de samba campeã, sobre outras tragédias que não param de surgir, mas precisamos também analisar o cenário e trabalhar para reduzir a tragédia de 14 milhões de brasileiros que estão desempregados, sem dinheiro para manter suas contas pagas. Em uma palestra recente, disseram que 60% das empresas brasileiras possuem débitos por conta da forte crise que passamos nos últimos anos. Já se passaram 2 presidentes durante este momento, Dilma e Temer, e agora o Jair Bolsonaro tem a missão de alinhar a retomada, sendo assim precisamos crer que agora vai.



Na última semana participei de uma palestra com o Vice Presidente do CIESP, Sr José Roriz, vou relatar abaixo alguns trechos debatidos no evento, cada parágrafo merece nossa atenção e leva a uma boa reflexão.



  • O Brasil é visto no mundo todo como um potencial no agronegócio e teremos grandes investimentos nesta área, claro que alguns investidores estão aguardando melhorar o cenário político e ver se o governo tem uma boa convivência com o congresso, tendo como teste a aprovação da reforma previdenciária.
  • Alguns setores são alavancadores de empregos, óleo e gás, aviação com a Embraer, indústrias farmacêuticas, e obras em infraestrutura.
  • Precisamos trabalhar para agregar valor nos produtos exportados, não podemos só exportar soja sem nenhum beneficiamento. Claro que leva tempo, mas se não iniciarmos agora, nunca teremos uma exportação com valor agregado alto, seremos sempre campeões em commodities. 
  • O Brasil possui 1,25% de participação na exportação mundial e há espaço para termos 3,2% ou seja é um boa oportunidade.
  • A projeção da demanda de energia elétrica eólica é muito boa, e com isso empresas da nossa cidade podem ser beneficiadas por esse aumento nos projetos, gerando mais empregos para nossa região. 
  • O envelhecimento da população é uma grande oportunidade para as industrias de produtos farmacêuticos, telemedicina, e também o turismo.

  • Estamos discutindo muito sobre Industria 4.0, mas é importante entender que a indústria de manufatura continuará a existir, não teremos uma impressora 3D que produzirá um sapato, uma turbina de avião, uma máquina agrícola, a tecnologia está a nosso favor para aumentar a produtividade e aumentará o emprego na indústria, não podemos deixar de lado nossos processos produtivos e acreditar que tudo será resolvido pelos aplicativos.



  • A expectativa era de termos um crescimento do PIB próximo de 2,6%, mas nas últimas semanas, a projeção foi para baixo, tanto que alguns economistas estão falando em crescimento próximo de 1,5%. Faz todo o sentido, pois, esperávamos medidas macroeconômicas já no primeiro mês, não aconteceu, depois em fevereiro, também não e agora já estamos no meio de março e ainda algumas empresas estão patinando para iniciar o ano.


A falta de credito dos empresários dificultam os investimentos, os bancos são concentrados em 5 grandes, as taxas de juros deles são absurdas, se ficar devendo em um banco os outros já sabem na hora e cortam seu credito, mas quando você paga tudo em dia em um banco, o outro banco não te oferece taxas oportunas, essa questão poderia ser resolvida através do cadastro positivo e na abertura de novos bancos, não ficando na mão de poucos, mas isto já é assunto para outro artigo.




Esses temas discutidos aqui estão no estudo que foi entregue a equipe do presidente e fazem parte da pauta apresentada aos principais ministros, claro que foram discutidos outros temas não relacionados aqui neste artigo, e podem ser acessados no link Fiesp.

Nós do CIESP Santa Bárbara procuramos trazer para o município este debate e através das reuniões mensais, reuniões do NJE, do grupo de RH, do grupo de COMEX, entendemos a situação das nossas empresas de médio e pequeno porte e levamos para São Paulo estas informações. Ficamos a disposição para conversamos mais a respeito. 

Um abraço e vamos que vamos pra cima com nossos negócios.
#boravender


Que Deus nos abençoe. 

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, 

diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário