quarta-feira, 26 de junho de 2019

Dica de leitura do livro - Você não precisa ser um tubarão. Crie o seu próprio sucesso.


Nos negócios, ou você cresce depressa ou morre lentamente.


Ótima frase do livro do Robert Herjavec, uma estrela do programa Shark Tank – Você não precisa ser um tubarão. Crie o seu próprio sucesso. O Brasil passa por um momento crítico, mas não vamos ficar aqui lamentando, vamos adiante, pensar em inovar, em empreender em pensar fora da caixa.


Por isso gostei muito do trecho da página 195


A abordagem “Balde de água fria” de Herjavec sobre abrir a sua própria empresa.
Cerca de 50 % de todas as novas empresas fracassam em seu primeiro ano. Fracassam por várias razões, entre as quais:

  • Falta de dinheiro – não há o suficiente para começar.
  • Falta de experiência com o mercado - não saber tudo que precisa de início.
  • Falta de experiência gerencial – não entender a complexidade do negócio.
  • Administração de dados e controle financeiro ruins – não saber para onde o dinheiro está indo.
  • Planejamento ineficaz – decisões intuitivas não levam você muito longe.
  • Equipe ruim – o seu cunhado pode não ser a melhor escolha para administrar o escritório.
  • Timing ruim – o seu produto ou serviço não pode chegar cedo demais nem tarde demais.
  • Condições econômicas – pular em um mercado em baixa sem a habilidade de tirar vantagem disso.
  • Status pessoal – a juventude traz energia, a idade traz sabedoria; quando você dispõe das duas em quantidades suficientes?
  • Falta de parceiros qualificados – pode ser que você não consiga fazer tudo sozinho.

Olha que legal algumas frases que grifei do livro:

  • Um objetivo sem planejamento não passa de um sonho.
  • É difícil imaginar qualquer aspecto da vida que não se beneficie do conhecimento e da prática de fazer uma venda.
  • Você precisa se vender em um encontro amoroso e vender aos seus pais a ideia de que podem empresar a chave do carro. Em última análise, você está nada mais do que vendendo as suas habilidades de funcionário ao recrutador na sua primeira entrevista de emprego – e em todas as outras que virão.
  • Assim, vender é a base de qualquer relacionamento, seja pessoal, seja de trabalho.


Em uma parte do livro, exatamente na página 112 ele traz uma motivação a quem deseja pivotar na carreira profissional.

Dez coisa que você precisa saber quando faz uma mudança em sua vida.

  1. Seja disciplinado – desenvolva e mantenha uma ética de trabalho.
  2. Seja focado- concentre-se na tarefa do momento; quanto maior o desafio, mais afinado o foco. 
  3. Seja competitivo – acolha a competição e aceite que a vida raramente lhe oferece algo valioso que outra pessoa não tentará conquistar com ela.
  4. Seja engenhoso – utilize-se de todo recurso que tiver disponível.
  5. Seja apaixonado – quanto mais acreditar no seu produto e em si mesmo, mais sucesso irá alcançar.
  6. Seja aberto – adote uma postura que lhe permita “ pensar fora da caixa” quando necessário.
  7. Seja persistente – prepare-se para ouvir não, mas não deixe isso desencorajar você.
  8. Seja curioso – procure novos caminhos de aprender sobre os clientes, as suas preocupações, os seus negócios, as suas personalidades.
  9. Seja confiante – sem ser arrogante.
  10. Seja feliz – tente ser a fonte de alegria para os outros; mais do que quase qualquer outra qualidade, essa atrairá as pessoas a você.
O livro vai contando a história da carreira profissional e das habilidades dos vendedores, vejam abaixo cinco coisas que profissionais de vendas devem saber. P.135

Para os compradores, a experiência de venda – o relacionamento e a troca entre comprador e vendedor – é tão importante e influencia tanto quanto o preço e o desempenho do produto.

1. Eles entendem o que estão vendendo e por quê.

2. Eles sabem as diferenças entre atributos, vantagens e benefícios – e o poder da emoção.

Aqui estão algumas palavras-chave que servem como conectoras emocionais e a resposta que pode ser gerada entre os compradores:

  • Conforto – os clientes experimentarão luxo e satisfação.
  • Conveniência – terão um item importante à mão, de fácil acesso.
  • Eficiência – eles serão mais produtivos com o seu tempo e a sua energia.
  • Moda – eles ganharão estilo e ficarão por dentro das tendências seguidas pelos amigos.
  • Diversão e felicidade – irão desfrutar da soma de todos os benefícios emocionais associados ao produto.
  • Lazer – eles terão mais tempo para relaxar e aproveitar a vida.
  • Paz mental – eles não se preocuparão com algum aspecto da vida que ameaça atormentá-los
  • Segurança – eles e as suas famílias não correrão perigos, como crimes, estresse financeiro, ameaças climáticas etc.
  • Status – os seus amigos os admirarão e sentirão até inveja depois.
  • Sucesso – eles terão alcançado (ou parecerão ter alcançado) uma meta importante de vida.

3. Eles aprendem tudo que for possível sobre os compradores e os seus interesses.

4. Eles descobrem o que os clientes podem saber sobre eles.

5. Eles revisam a sua apresentação de venda e visualizam o seu sucesso.

Finalizo esta publicação com uma frase fantástica que está na página 237




“ o maior perigo para a maioria de nós não
está em traçar um objetivo muito alto e ficar
aquém dele, mas em traçar um objetivo
muito baixo e alcança-lo”
- Michelangelo Buornarroti

Fiquem com Deus e até o próximo post.



Nivaldo J Silva

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