quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Torne-se seu próprio Chefe em 12 meses

Boa noite a todos.
Indico hoje esse livro para quem quer abrir um negócio, vale a pena ler.

Durante a minha leitura, utilizei vários post-it, páginas grifadas e rabiscadas, para anotar as idéias que surgiram.
Para quem se interessar, posso enviar um Check list que certificará que todos os detalhes foram analisados e estão em acordo, antes de iniciar um negócio. 

Realmente a gente se surpreende lendo alguns livros, acredito que esse foi um dos casos. O livro traz muitas questões do dia a dia do empreendedor e vários pontos importantes e necessários para a abertura de um negócio, contudo, ao visitar o site da  Melinda Emerson podemos entender o motivo de tanto sucesso.

Ainda sobre o livro, uma questão que logo no inicio me chamou a atenção, foi a citação da autora sobre a necessidade de elaborar um plano de vida, e principalmente, a ligação entre esse plano e o negócio do Empreendedor, assunto que tenho grande interesse e sempre discuto com Alunos e Gestores. Mas será em outro momento que voltaremos a aprofundar esse assunto.

Mudando um pouco de assunto, mas ainda não fugindo do tema, retomo o treinamento de CANVAS que realizo na empresa de consultoria. Nesse treinamento falamos da viabilidade do negócio e nesse livro que citei acima encontrei algo muito similar:

"Sua ideia de negócio: Mesmo se chegar à conclusão de que é capaz de ser um empreendedor, você precisa decidir se deve ser um. Em outras palavras, você tem uma sólida ideia de negócio? Em uma folha de papel em branco, escreva as respostas para as seguintes questões:
  • Que problema você está resolvendo para seu cliente?
  • Seu negócio atende alguma necessidade não satisfeita?
  • Qual é a concorrência nesse mercado?
  • De que maneira seu negócio será diferente?
  • Sua empresa vai atuar no atacado, no varejo ou em ambos os setores?
  • Você precisará de um fabricante estrangeiro como parceiro?" 
Vejo uma ligação forte com o CANVAS nessas questões, talvez a autora já estivesse estudando o assunto.


Fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário