quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Empreendendo com os Filhos 2



Recentemente participei de uma palestra sobre ecommerce e o palestrante Alex Moro, um especialista do mercado, comentou do projeto que ele tinha lançado chamado De 0 a 30K.

A ideia é iniciar um ecommerce gastando quase nada, e tendo como alternativa iniciar as vendas de produtos usados e que não sejam mais utilizados em casa.

Eu saí de lá e fiquei imaginando o que poderia fazer. Como já trabalho com ecommerce na LuGui, teria que ser algo separado e em horário de folga. Quando cheguei em casa, conversei com a família e surgiu a proposta de vendermos roupas usadas e eletrônicos que não utilizávamos mais.

Com o envolvimento dos filhos Guilherme 13 anos e a Luísa com 11 anos, lançamos a Milu Modas, inicialmente colocamos vários produtos para serem vendidos no Mercado Livre. Esta plataforma é a maneira mais rápida e econômica inicialmente, as primeiras 10 vendas de produtos usados não têm custo nenhum e após isso só paga a comissão somente quando ocorre a venda.

Logo após vender os primeiros itens foi a hora de dar um toque profissional, criamos a conta no Instagram, lançamos um site próprio com logo, também iniciamos as vendas no aplicativo OLX e no Enjoei.com.

As tarefas ficaram divididas da seguinte maneira, todos ajudaram a separar os produtos, depois tiramos fotos, o Guilherme ajudava a recortar e tratar a foto no Google fotos e a Luísa ajudava a escrever a descrição de cada produto. Também houve pesquisa de mercado, pois não adianta querermos vender um produto a um preço alto se todos os concorrentes estarem vendendo a um preço inferior, assim como o contrário, se o mercado permite vender com um valor maior, ótimo, vamos aproveitar.
Aprendemos um pouco mais sobre fotos no evento da B2W Sellers Day.

Colocando em prática e tirando foto dos produtos com nosso Pop Up Studio - o qual eu recomendo muito, principalmente para produtos pequenos.

Brincando com a cachorrinha Katy e tirando foto dela também.

Depois de cadastrados todos os itens, chegou a hora de responder as perguntas, o Guilherme ficou com a conta do mercado livre no seu celular e a Luísa com a conta do OLX e Enjoei. Claro que eu e a minha esposa acompanhávamos de perto e dávamos um suporte na maior parte do tempo, pois, a prioridade dos filhos é o estudo, mas ter a noção de empreendedorismo, canais de vendas, precificação, campanhas de marketing, e logística, não tem preço. Principalmente pelo aprendizado ser na prática e não na teoria somente.

A ideia foi boa e logo eles se interessaram em buscar mais produtos para vender, a Luísa separou alguns livros que já fazia tempo que tinha lido, e ficou feliz de ver que logo vendeu, o Guilherme separou uma chuteira Nike que estava bem conservada a qual saiu muito rápido. O interessante neste ponto é observar que desde o primeiro cliente já deve ser definido qual serão os valores e os princípios da sua empresa, se o produto tem um defeito, tem que ser destacado na foto ou na descrição, pois, não adianta querer enganar ninguém. Hoje o cliente tem o empoderamento, ele tem uma voz muito mais forte do que anos anteriores, e acreditem, algumas empresas grandes ainda não aprenderam esta lição.

Participo de muitos eventos em São Paulo voltados para ecommerce, e sempre tiro foto e compartilho para a família, isto para eles ficarem atentos ao que está acontecendo com o mercado. Acreditamos que com isso eles serão pessoas mais atentas as mudanças, profissionais com a mente mais aberta a ideias e inovações. Utilizamos desde o primeiro dia o conceito de startup, “feito é melhor que perfeito”. Sem dúvida que aprendi muito com eles, principalmente as funcionalidades das redes sociais e a melhor maneira de escrever para o público jovem.

Escrevi um artigo em 2016 falando sobre empreender com os filhos, e fico feliz de escrever outro artigo alguns anos depois sobre o mesmo tema e ver como estamos evoluindo neste projeto chamado família.

Sabemos que não adianta pressionar os filhos para um caminho profissional, eles vão ser o que desejarem ser, ensinar empreendedorismo a eles com certeza é a melhor maneira deles terem sucesso pessoal.

Fiquem com Deus e vamos com tudo para o sucesso destes jovens.


Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br
Incluirei algumas fotos no blog www.empreenderEsuperar.blogspot.com.br

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