quinta-feira, 1 de julho de 2021

Brasil na retomada da economia em 2021


O momento ainda é muito delicado na questão de saúde no Brasil, neste artigo pretendo focar no assunto da retomada da economia para 2021, já que é a área que temos maior afinidade e na qual o CIESP e a FIESP podem ajudar nossas indústrias.

No CIESP temos todos os técnicos focados em auxiliar os empresários em todas as dúvidas possíveis neste momento difícil, seja com feirão de crédito, licenciamento ambiental, Lei Geral de Proteção dos Dados LGPD, sistema de logística reversa de embalagens em geral dentre muitas outras áreas que as indústrias necessitam no dia a dia. Tudo pensando em estar preparados no momento que o seu segmento voltar a crescer. Claro que existem setores da economia que já estão com a produção a todo vapor, enquanto outros segmentos ainda não sentiram essa melhora.  

A previsão de crescimento do PIB está em 5,7% para a FIESP, e segundo relatório Focus: PIB deve encerrar em 5,05% em 2021. O setor do agro ainda é o principal por conta de vários fatores que contribuíram para esta retomada forte. Mas também alguns setores industriais que estão com falta no mercado por conta da falta de matéria prima, uma vez que a produção de muitos produtos não está sendo suficiente para a demanda que está forte.

Outro ponto muito importante a considerar neste cenário otimista é que há um forte crescimento da economia mundial e tudo isso aumenta mais ainda a expectativa de melhora, principalmente puxando o setor da agropecuária e consequentemente todas as indústrias relacionadas a este setor, por exemplo se o agro vai bem, a fabricante de tratores vai bem, a de bomba de poço artesiano vai bem, automóveis utilitários, e vários outros seguem a mesma linha de mercado.

Outro setor que está muito bem é o relacionado a saúde, os hospitais estão demandando muitos insumos e equipamentos para toda a ampliação que foi e será necessária, vários fabricantes da região estão sentindo esta demanda e trabalhando para atender seus clientes. Os clientes são hospitais federais, estaduais, municipais e claro os da rede privadas dos principais convênios que conhecemos estão aumentando a sua base de leito hospitalar, ou ampliando seus prédios.

Já ouvimos falar que a pandemia antecipou o uso de muitas tecnologias que já existiam, mas não eram utilizadas, por exemplo a aula EAD, já existia há algum tempo, mas havia uma resistência grande por parte de todos, com o Coronavirus contaminando muitas pessoas, foi necessário utilizar desta tecnologia e permitir que todos assistissem as aulas com segurança em suas residências. Na mesma linha de raciocínio, muitas empresas já possuíam planos de expansão, mas com a pandemia e o aumento de pedidos, tiveram que colocar em prática urgentemente seus planos para atender a todos. Algumas sentiram no início a dificuldade de realizar reuniões online, mas agora já estão todos preparados e sendo mais efetivos e com isso ganhando tempo para a sua equipe. Toda aquela questão de ir para São Paulo com frequência, mudou, por exemplo tínhamos reunião toda semana na capital, no momento temos, mas virtual e no final todos estão gostando, pois conseguimos reunir mais pessoas em um evento online do que presencialmente, na última reunião com o Paulo Guedes tivemos mais de 1.300 empresários participando online.

Em relação ao dólar a taxa de câmbio está mais estável e com a nova taxa de Selic o Brasil ficou mais atrativo para investimentos internacionais, o Brasil se tornou mais atrativo para as empresas internacionais. Principalmente por conta da retomada em V que se projeta por ai a baixa do dólar favorece um equilíbrio do preço de várias matéria prima das indústrias.

O governo federal vem fazendo a sua parte e entregando este resultado na área econômica, e junto como nosso Vice Presidente Rafael Cervone mencionou na última reunião, temos que trabalhar com uma agenda positiva: Reforma tributária, Privatização da Eletrobras, Infraestrutura mais eficiente para nossa logística e várias outras demandas para acompanhar com o governo.

Acredito que devemos ser otimistas e enfrentarmos juntos esta grave crise, as Entidades estão para ajudar os empresários. Vamos acreditar no Brasil. Vamos acreditar em Deus e tudo vai passar.  

Procure o CIESP e veja como podemos ajudar.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,

diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário