sábado, 17 de março de 2018

Treinamento e conhecimento!

Estabeleci para esse ano a meta de participar de no mínimo 1 palestra ou workshop por mês.

Acredito fielmente que devemos buscar conhecimento, ampliar nossa rede de relacionamentos, aprender e aprender todos os dias.

No dia 16/03 participamos do ciclo-pme, foi um dia  de treinamento para ecommerce, tudo para aplicarmos na #cirurgicasantabarbara. Muito aprendizado durante todo o dia.

Tivemos várias palestras muito interessantes.


O evento foi realizado na ACIC.

Patricia Zepelin e Nivaldo J Silva da CirurgicaSantaBarbara

Palestra Show do Alfredo da Xtechcommerce e da Loja Integrada.



Vlw e até a próxima palestra ou workshop.

Nivaldo J Silva

quarta-feira, 14 de março de 2018

"Chega de Engolir Sapo"




Estivemos, terça-feira (13), no lançamento da Campanha "Chega  de Engolir Sapo", que é contra os juros mais altos do mundo, cobrados dos consumidores brasileiros.  Como diretores do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste representamos a cidade no lançamento dessa importante campanha.


 A iniciativa foi lançada durante  a reunião do presidente da Fiesp e Ciesp (Federação e Cento das  Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, com líderes da  indústria, do  comércio, dos serviços e da agricultura que representam  milhares de empresas e milhões de empregos.



Ao apresentar o conceito, Skaf destacou a importância do dia e lembrou a semelhança com o início, em setembro de 2015, da campanha Não Vou Pagar o Pato. Além de impedir, graças ao forte apoio popular, o aumento de impostos, o Pato acabou virando símbolo da luta pelo  impeachment. A apresentação da campanha "Chega de Engolir Sapo" na  calçada da Fiesp contou com várias ações, como um sapo de 3 metros no mezanino, outros dois de 5 metros, sendo um na entrada da entidade e outro no Conjunto Nacional, distribuição de folhetos explicativos, balões, sapinhos e sapecos verdes.





 "A campanha de não vou pagar o pato teve o resultado esperado, evitando o aumento de impostos. Agora é a vez de iniciar a campanha com foco em reduzir os juros que pagamos no dia a dia. #chega de engolir sapo é a nossa campanha da vez".


 A pessoa que tivesse depositado dez anos atrás R$ 100 na caderneta teria hoje R$ 198,03, enquanto uma dívida de R$ 100 também contraída dez anos atrás representaria hoje R$ 4.394.136,97. Mais de quatro milhões de reais.


A situação está critica para as empresas de vários setores, é hora de reduzirmos os juros pagos, seja no cheque especial, nos financiamentos assim como nas operações de pagamento, onde todos saem prejudicados, uma vez que a empresa paga um juros alto para vender em 30/60/90 por exemplo, o consumidor final terá um valor maior por parcela.





O Brasil baixou a Selic, a taxa básica de juros da economia, para o menor valor da história. Mesmo assim, os juros cobrados do consumidor e das empresas continuam sendo os maiores do mundo. Por que bancos ainda cobram taxas de juros astronômicas e injustas no Brasil? É hora de dar um basta!


Essa é a nossa campanha.

Até o próximo post.


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Planejando o ano.


Nesse início de ano temos que inovar, pensar diferente, pois afinal temos todo um ano para desenvolver nossa vida profissional ou pessoal.

Tivemos na incubadora de empresas de Santa Bárbara uma palestra sobre a metodologia SMART para desenvolver metas. Que consiste na definição S – Específico, M – Mensurável, A – Atingível, R – Relevante e T – Temporal, é uma ferramenta simples e muito utilizada pelo SEBRAE.

A meta deve ser eSpecífica, deixando claro qual é o objetivo que se deseja alcançar; Mensurável é onde devemos dimensionar e quantificar em maior profundidade; Atingível no sentido se é possível alcançar, não fazendo sentido estabelecer uma meta impossível, ela irá desmotivar você e toda a sua equipe; Relevante é o ponto que deve-se refletir se ela faz sentido realmente; e finalmente Temporal que é estabelecer uma data, pois aquilo que não tem data não acontece, não adianta ficar querendo sem se planejar.

Devemos manter o foco no nosso planejamento, concentrando toda energia para o objetivo do ano. No livro “Foco na Prática” do PauloVieira, ele reforça que: [...] Se seu objetivo é resgatar seu relacionamento, quantos livros você leu sobre isso? Quantos filmes você buscou que tratava disso?  Selecione pelo menos três livros, ou filmes que estejam relacionados à sua meta[...] deixo a pergunta para nós mesmo: Estamos focando energia para os objetivos que pretendemos?

Usando o exemplo do SMART eu planejei ler 24 livros no ano passado, alguns voltados para negócios, outros de coach, sobre aprendizado, e também historias motivadoras. Foi algo natural, planejamos, acompanhamos, corrigimos as rotas que achamos que está fora, depois analisamos os resultados, no final quando fui checar quantos tinha lido vi que foram 25, o que deixa a meta para esse ano mais desafiadora, no mínimo 26. Claro que algumas pessoas podem dizer que não importa a quantidade, mas sim a qualidade, realmente concordo, e pergunto:  quantos você vai ler esse ano? Pode ser 1, 2, 3....estabeleça a sua meta.

Participei logo no início do ano, exatamente em 06 de janeiro, de um dia todo de aula com o Flávio Augusto e Carlos Wizard Martins, e eles foram categóricos: [...] Vocês são daqueles que reclamam de tudo, do governo, da política, da corrupção, ou são de realizar, de agir, de corrigir, de planejar? Busque parcerias, tenha disciplina, tome a iniciativa de planejar a sua vida. Saia da zona de conforto [...]

Realmente temos todo o ano pela frente, para o pessimista teremos feriados, carnaval...nem vou listar todas as desculpas que possam usar, já para o otimista, temos oportunidades infinitas, basta sair para ver o que podemos fazer.

O interessante desses encontros, palestras, aulas é que não encontramos pessoas desanimadas, é possível sentir a energia positiva que é gerada por todos, para não ser somente uma palestra de otimismo a meta SMART ajuda a planejar as ações que se pretende executar.

Pense qual meta SMART você poderia planejar para 2018.

Leia muito e conte conosco.

Um abraço e até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br

Blog: www.EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeções para 2018.


Fiesp prevê fortalecimento da retomada da economia em 2018 



Cenário de recuperação consistente é beneficiado por fatores como menor endividamento das famílias e tendência ao aumento do crédito 


Análise feita pela Fiesp e pelo Ciesp mostra que em 2018 deverá ganhar força a retomada da economia brasileira. Com a redução do endividamento das famílias e das empresas, condições favoráveis no mercado externo e redução da taxa de juros, há tendência à expansão do crédito, levando ao aumento do consumo e estimulando a produção. Também deverá haver manutenção da melhora do mercado de trabalho, com queda da taxa de desemprego e elevação da massa salarial.


Para a economia como um todo, a expectativa da Fiesp é de crescimento de 2,8% do PIB no ano que vem. E para o segmento da Indústria de Transformação o crescimento projetado é de 3,1%. Em relação aos investimentos (formação bruta de capital fixo), a expansão esperada é de 3,2%.


As previsões para 2018 são respaldadas por resultados positivos em diversos aspectos da economia, que vem de três trimestres seguidos de crescimento do PIB, incluindo expansão de 0,1% no terceiro trimestre, em relação ao anterior. É um sinal de recuperação consistente, sustentada pelo consumo. Também houve no terceiro trimestre crescimento no consumo das famílias, além de volta da expansão dos investimentos, depois de longo período de quedas sucessivas.



As boas notícias devem continuar até o final de 2017, com o cálculo da Fiesp de crescimento do PIB de 0,5% no 4º trimestre em relação ao 3º. O PIB projeta crescimento de 1,1% no ano, e o PIB da Indústria de Transformação, de 1,2%.






Dados recentes apontam para a consolidação da recuperação econômica. É o caso do desempenho dos setores industriais (como veículos automotores) e do comércio varejista. Além disso, a melhora do mercado de trabalho e a recuperação da confiança do empresariado reforçam o cenário de retomada da economia.

Para que esse processo de retomada da economia se mantenha e que seja acelerado o crescimento, é essencial que as reformas estruturais, como a da Previdência e a tributária, sejam aprovadas. Além disso é fundamental o barateamento do crédito com a redução dos spreads bancários.

A saída da recessão até aqui foi lenta, porém consistente, sustentada pela melhora da massa salarial, inflação baixa, redução da taxa de juros, aumento das exportações, entre outros fatores que se espera que sejam mantidos em 2018, permitindo a aceleração da retomada do crescimento.



Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)Assessoria de Jornalismo Institucional

(11) 3549.4450


Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)Assessoria de Imprensa

(11) 3549.3579


quarta-feira, 1 de novembro de 2017

As finanças do empreendedor.



O brasileiro vem empreendendo cada vez mais, no entanto, nem todos tem um plano de negócios. Por vezes acabam se perdendo e fechando o negócio nos primeiros meses ou no primeiro ano. Segundo o SEBRAE 76% das empresas não chegam a completar o terceiro ano.
O que vejo é uma postura do empreendedor misturando as contas da empresa com a pessoal, o que chamamos de: misturando CPF com CNPJ. Existem vários livros interessantes para ampliar o conhecimento das finanças que podem ajudar nesse ponto e outros.
O sonho do empreendedor é abrir seu negócio, pagar as contas, reinvestir no seu negócio, ganhar dinheiro para que ele possa se manter e ter uma vida saudável financeiramente.
Quando ele não consegue essa sequência, uma boa parte do seu tempo é gasta em pensamentos não produtivos. Sua energia é então drenada com preocupações e lamentações, como quando usamos cheque especial por exemplo, e na verdade toda essa energia deveria estar focada na gestão do seu negócio, na ampliação de redes de relacionamentos com parceiros.
Na elaboração de um plano de negócios muitas vezes é digitado um valor de pró labore, mas será que a empresa já está podendo ter essa retirada do empreendedor? Muito cuidado com os investimentos desnecessários no momento errado. Isso é que chamamos de TIME, o empreendedor deve ter uma boa noção do TIME exato para seus investimentos, quando deve acelerar ou quando deve frear.
Tente negociar com seu fornecedor para obter o melhor preço possível em prazos menores, tomando cuidado com o estoque. Cuide da imagem da empresa, ter o nome sujo no crédito vai dificultar o relacionamento com as instituições financeiras e novos fornecedores.
O conceito do Lean Startup trabalha muito na questão de testar, validar, de ter uma estrutura enxuta dentre outros pontos importantes para o empreendedor. Em uma palestra com Caito Maia, o fundador do Chilli Beans, ele contou que um teste para ele é usar os quiosques em um shopping para somente depois que tiver certeza que o movimento é bom poder abrir uma loja fixa, uma vez que o investimento do quiosque é bem mais baixo em relação à loja.
Outra dica que ouvimos muito é tomar cuidado com as projeções dos planos de negócios. É comum digitar a previsão de vendas de um novo negócio com um valor muito maior do que o real, ou usar o que gostaria de vender. Para isso, é importante ter uma projeção de cenários. Imagine um cenário otimista, um conservador e outro realista, utilize esses 3 cenários e simule a projeção de resultados do seu negócio, se o negócio vender muito, quais serão os resultados financeiros? e se ele não for assim tão bom como imaginava, o que será feito?
Invista no seu negócio para poder ter um bom padrão de vida, mas não tenha um bom padrão de vida antes de poder, isso irá prejudicar todo o planejado. Quando temos um faturamento na empresa, não significa que aquele dinheiro já pode ser utilizado pelos sócios, é necessário reinvestir na empresa, no estoque, ter um caixa.
Identifique as fraquezas e ameaças externas, alinhe com seus pontos fortes e oportunidades que o momento proporciona. É importante desenvolver um bom plano e ação da sua empresa. Estabeleça metas e desafios para seu negócio baseados nos objetivos estratégicos, alinhe bem com os indicadores e acompanhe de perto os resultados alcançados ao longo do mês, isso de maneira diária evitando chegar no último dia do mês e ver que não alcançou o resultado que tanto necessitava. Acompanhando diariamente é possível tomar decisões antes do final do mês, por exemplo algum investimento que iria ser feito, pode ser adiado para um outro momento.

O SEBRAE tem vários modelos de fluxo de caixa que ajudarão os empreendedores como pessoa física e também seus negócios.

Estamos em um momento muito oportuno para ampliarmos nossos conhecimentos, na internet encontramos muito material disponível e alguns sem custo, aproveite e vamos mudar essa estatistica de quebra das empresas.

Boas finanças para nós.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva,
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br/


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Corrida Run To Learn reúne mais de 600 pessoas

A Corrida Run To Learn, que aconteceu na manhã do último domingo, em Santa Bárbara d'Oeste, reuniu aproximadamente 600 pessoas de acordo com os organizadores. 
Os primeiros colocados foram premiados com troféus e os demais receberam medalha de participação. A premiação principal e atrativa foi uma viagem para a Cidade do Cabo, para intercâmbio de 30 dias, onde a ganhadora terá a chance de correr na Two Oceans, uma das maratonas mais maravilhosas do mundo.
A Cirúrgica Santa Bárbara foi uma das patrocinadoras da corrida. Consideramos que o incentivo e apoio aos eventos que promovem interação social e estímulo à prática de esportes são importantes e cabe à nós como empresa consciente a adesão às parcerias. A Welmy cedeu uma balança modelo W200M que ficou à disposição dos participantes todo o tempo.

Como participante parabenizo os organizadores pela organização e promoção do evento. Desde a escolha do local até o percurso tudo detalhadamente bem planejado.
Agradecemos ao Edvaldo Fernando Furlan, e a WEnglish pela confiança e parceria e a todos os participantes. Parabéns aos ganhadores! 


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Maratona Valor PME 2017 – Líderes Inspiradores

Na terça-feira, 17 de Outubro, aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, a Maratona Valor PME 2017. O intuito do evento é o compartilhamento de experiências de grandes líderes empreendedores, que incentivam e motivam nossa jornada de negócios.
A equipe Cirúrgica Santa Bárbara marcou presença, e citamos alguns pontos importantes das palestras.


Iniciamos com o palestrante Eduardo Kyrillos, CEO do Icomm Group (Shop2gether e OQVestir), que pontuou algumas questões das atividades de um e-commerce. Suas experiências e conhecimento foram de grande valia, visto que atuamos no mesmo segmento e, portanto, identificamos dificuldades e oportunidades semelhantes tomando como base os processos do comércio eletrônico no Brasil. Desde a fundação da Shop2gether que o cenário vem mudando constantemente, o que o levou a identificar as oportunidades com base nas necessidades dos clientes e capacidade de atendimento de seus fornecedores, ampliando seu negócio. Eduardo também nos relatou sobre a recente fusão com a OQVestir, anteriormente sua maior rival no segmento, que agora unem forças no Icomm Group. A história inspiradora de Eduardo nos leva a refletir sobre os ensejos do mercado, que uma vez identificados podem nos levar a alcançar diferenciais nas projeções de crescimento no mercado.

Na sequência, Luis Gonçalves, presidente da DELL EMC Commercial no Brasil, discorreu sobre os serviços da prestados pela empresa, bem como a importância de usar a tecnologia à favor dos negócios, já que o avanço tecnológico e inovação digital nos tempos atuais é enorme. 






Fernando Scherer, o xuxa, nos emocionou com sua história de superação e persistência, não só no esporte como também no empreendedorismo. Entre suas principais conquistas na equipe brasileira de natação estão duas medalhas olímpicas, dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e alguns recordes. Por muitas vezes lesionado e sentindo dores não desistiu de seus objetivos. Atualmente 
Fernando Scherer é empresário de atletas e possui negócios em outros ramos, como uma academia localizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis e a Hammerhead, fabricante de produtos para natação. Fernando lidera seus negócios de maneira inovadora, assim fez da Hammerhead uma marca reconhecida por seus valores, sua integridade e seu amor ao esporte, algo que xuxa define como essencial nos negócios: o fazer com amor. 



Adriana Miglorancia, sócia fundadora da Nutty Bavarian, nos orientou sobre modelos de franquias que de fato funcionam. Ela ressalta a importância de novos franqueados estarem totalmente cientes dos processos do negócio. Para ela, entender profundamente os pontos positivos e negativos das atividades nos quiosques e estar disposto à realiza-las com destreza é chave fundamental para o sucesso do franqueado, algo que Adriana dá muita importância.



Seguindo a programação, mais uma empreendedora de sucesso com franquias: Cleusa Maria da Silva, idealizadora da Sodiê Doces. Aplaudida de pé pela plateia, ela nos encorajou com sua história de mulher guerreira e sonhadora, que mesmo em meio às adversidades não desistiu. Vinda de uma família extremamente humilde, Cleusa zela muito pela ética nos negócios. Sua forma de conduzir à levou ao sucesso. 


No período da tarde, retornamos ansiosos para conhecer a trajetória de Marcelo Cesana, presidente da Frooty Brasil, maior empresa de açaí processado do país. Marcelo nos relata sua grande dificuldade nos primeiros anos de produção, fase que muitos empresários já passaram. Mudanças de cenário, dificuldades na produção, entre outros fatos fizeram com que ele tomasse medidas alternativas mudando o produto oferecido, que antes era sorvete. A demanda pelo açaí veio repentinamente e ele logo identificou a oportunidade. A estrutura da empresa nesse momento facilitou sua entrada para o mercado, que hoje continua em expansão. 



Mediado por Camilla, da Endeavor , participaram juntos de um painel: Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr. Consulta e Bruno Balbinot, fundador e CEO da Ambar, relatando sobre suas principais dificuldades no início de seus empreendimentos. Atuando em ramos diferentes, concordam que a falta de foco é a principal vilã na assertividade de um negócio. É preciso focar em um produto ou serviço específico para que haja imersão na vivência desse mercado, amenizando assim possíveis erros e falhas.


Arrojado e otimista, Bob Wollheim, head of digital do Grupo ABC, nos intrigou com algumas provocações, assim denominadas por ele, com intuito de nos levar a pensar de forma diferente tendo em vista a crise que enfrentamos em nosso país. Bob destacou as vantagens e benefícios da valorização da cultura brasileira, algo que o brasileiro deixa a desejar por muitas vezes, levando em consideração a cultura de que tudo que “vem de fora” é melhor. Adaptar as ideais de acordo com nossa cultura e pensar positivo é um dos segredos para alcançar o sucesso.


Flávio nos deu uma injeção de motivação no empreendedorismo. Apresentou conceitos e hábitos com finalidade de nos levar a analisar nossas ações baseado em pesquisas recentes. Destacou os três principais motivos que incentivam o empreendedorismo, sendo eles, o financeiro, a realização profissional e pessoal e a liberdade, bem como as três características mais importantes: visão, coragem e competência.



Cada palestrante trouxe fatos relevantes de sua trajetória, como suas fraquezas, erros e acertos, visão, superação e como lidaram em cada circunstância. Podemos observar algo em comum entre eles: a fé. Todos falaram sobre a crise existente em nosso país, mas também relataram a importância de não deixar de acreditar e batalhar para um lugar melhor, sem se deixar abater pelas dificuldades, pois elas sempre existirão.
Em tese, vemos um Brasil de sonhos, de potencial, de pessoas com ideias e ideais incríveis e é nesse Brasil que devemos viver. Fica aqui o nosso aprendizado: empreender é fazer muito com pouco.

Vamos em frente! 

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br