quinta-feira, 17 de maio de 2018

Motivação para o ano.



O que fazer para nos mantermos motivados nos negócios e profissionalmente?

Tenho lido muito sobre negócios e vários autores citam a questão de motivação, pois se não estivermos motivados para tocarmos nosso negócio, quem estará?

É verdade que vários estudos comprovam a dificuldade de motivar alguém, no caso de uma equipe, é muito difícil motivarmos um colaborador, principalmente se ele não estiver aberto para a motivação. 

Existem várias técnicas e atitudes que auxiliam na motivação de uma equipe:
  • Estar aberto a sugestões e ideias
  • Se reunir e apresentar o planejamento do ano;
  • Acompanhar o trabalho da equipe e oferecer um feedback;
  • Monitorar o trabalho e manter um follow up, evitando assim possíveis atritos por conta de prazos;
  • Convidar membros da equipe para assistir palestras;
  • Indicar para participar de cursos em nome da empresa;

·         Levar para visitar feiras técnicas e discutir possíveis ideias de negócios.

·      Se reunir semanalmente, logo na segunda feira se possível, para alinhar o planejamento da semana, discutindo as dificuldades da última semana e as expectativas da qual está iniciando.

Não fique reclamando da situação, da economia ou do governo, se não tomarmos cuidado as palavras negativas tomam conta do seu vocabulário e quando menos percebermos estararemos reclamando ou concordando com outros perdedores.

Os empreendedores de sucesso, devem buscar energia lá no fundo para superar todos os desafios e ser um exemplo para a sua equipe e até mesmo para outros empreendedores.

Nesse ano planejei participar de cursos, a meta é participar de 1 curso profissional pelo menos por mês. Como toda energia conspira a favor quando estamos motivados, tenho participado de vários cursos e palestras voltadas na área de vendas e marketing, por exemplo ao terminar um evento eles recomendam outro, e com isso ampliamos nosso conhecimento.

Sempre falo das feiras em São Paulo, elas já estão acontecendo e devemos buscar oportunidade e ampliar nosso network. Em um curso de vendas que participei recentemente o professor AndréOrtiz lembrou todos que os cartões de visita devem estar de prontidão conosco, pois a qualquer momento podemos encontrar um possível parceiro ou cliente.

Teve um curso que foi realizado em um sábado, a princípio sempre pensamos: justo no final de semana? Imagine o desafio da equipe do IEV (Instituto de Especialização de Vendas) para motivar os participantes a irem até o curso em um sábado ensolarado com um calor de 32°! Fomos e participamos do curso, que foi um show. Já é o terceiro evento que participo do IEV e gostei muito de todos. Toda equipe lá trabalhando para a realização de um evento de alta performance.

Outra oportunidade é participar de associações e entidades de classe, nestes locais acontecem muitas reuniões. Ao participar será possível trocar ideias e oferecer seus produtos ou serviços.

Mantenha a mente aberta a novas oportunidades e procure uma boa leitura.

Pense nisso e voltaremos no próximo artigo.

Um abraço.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br e www.LuGuicommerce.com.br



segunda-feira, 26 de março de 2018

Em vez de reclamar, vamos nos capacitar. O ano de 2018 promete!

Mais e mais treinamento!!!


Participei de mais um treinamento de Vendas. 
Foi um sábado todo aprendendo as técnicas de Vendas.
Tudo para ampliar o conhecimento e aplicar na CirurgicaSantaBárbara.com.br
Vamos que vamos.





O Workshop foi com o Thiago Concer, muito bom, simplesmente Show. 
Conhece muito de vendas. ou seja vende muito. Tem um canal muito bom no Youtube.


Ele apresentou muita técnica, prática e tarefas para aplicarmos com a nossa equipe.
Material muito bom, artigos publicados na revista Vendas Mais.


Alguns palestrantes dizem que devemos ter o brilho nos olhos, é disso que estamos falando.


O ano promete muito, segundo o boletim focus da FIESP, teremos um crescimento próximo de 3% para esse ano.

O Thiago Concer tem uma entrevista com a Bia Assumpção muito boa para entendermos as dificuldade de vendas.









Não ficamos parados nessa oportunidade, fomos atras do conhecimento em mais um evento do IEV (Instituto de especialização em vendas)



Desde o dia 06 de janeiro na palestra do Flávio Augusto, pensamos que esse é o ano.





Sempre tem que sobrar um tempo para o café.




A grande questão em vendas está baseada no funil de vendas. segue o link da Endeavor com um material muito legal.


Um abraço e boas vendas.
Que Deus nos proteja e nos oriente.
Até o próximo post.


sábado, 17 de março de 2018

Treinamento e conhecimento!

Estabeleci para esse ano a meta de participar de no mínimo 1 palestra ou workshop por mês.

Acredito fielmente que devemos buscar conhecimento, ampliar nossa rede de relacionamentos, aprender e aprender todos os dias.

No dia 16/03 participamos do ciclo-pme, foi um dia  de treinamento para ecommerce, tudo para aplicarmos na #cirurgicasantabarbara. Muito aprendizado durante todo o dia.

Tivemos várias palestras muito interessantes.


O evento foi realizado na ACIC.

Patricia Zepelin e Nivaldo J Silva da CirurgicaSantaBarbara

Palestra Show do Alfredo da Xtechcommerce e da Loja Integrada.



Vlw e até a próxima palestra ou workshop.

Nivaldo J Silva

quarta-feira, 14 de março de 2018

"Chega de Engolir Sapo"




Estivemos, terça-feira (13), no lançamento da Campanha "Chega  de Engolir Sapo", que é contra os juros mais altos do mundo, cobrados dos consumidores brasileiros.  Como diretores do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste representamos a cidade no lançamento dessa importante campanha.


 A iniciativa foi lançada durante  a reunião do presidente da Fiesp e Ciesp (Federação e Cento das  Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, com líderes da  indústria, do  comércio, dos serviços e da agricultura que representam  milhares de empresas e milhões de empregos.



Ao apresentar o conceito, Skaf destacou a importância do dia e lembrou a semelhança com o início, em setembro de 2015, da campanha Não Vou Pagar o Pato. Além de impedir, graças ao forte apoio popular, o aumento de impostos, o Pato acabou virando símbolo da luta pelo  impeachment. A apresentação da campanha "Chega de Engolir Sapo" na  calçada da Fiesp contou com várias ações, como um sapo de 3 metros no mezanino, outros dois de 5 metros, sendo um na entrada da entidade e outro no Conjunto Nacional, distribuição de folhetos explicativos, balões, sapinhos e sapecos verdes.





 "A campanha de não vou pagar o pato teve o resultado esperado, evitando o aumento de impostos. Agora é a vez de iniciar a campanha com foco em reduzir os juros que pagamos no dia a dia. #chega de engolir sapo é a nossa campanha da vez".


 A pessoa que tivesse depositado dez anos atrás R$ 100 na caderneta teria hoje R$ 198,03, enquanto uma dívida de R$ 100 também contraída dez anos atrás representaria hoje R$ 4.394.136,97. Mais de quatro milhões de reais.


A situação está critica para as empresas de vários setores, é hora de reduzirmos os juros pagos, seja no cheque especial, nos financiamentos assim como nas operações de pagamento, onde todos saem prejudicados, uma vez que a empresa paga um juros alto para vender em 30/60/90 por exemplo, o consumidor final terá um valor maior por parcela.





O Brasil baixou a Selic, a taxa básica de juros da economia, para o menor valor da história. Mesmo assim, os juros cobrados do consumidor e das empresas continuam sendo os maiores do mundo. Por que bancos ainda cobram taxas de juros astronômicas e injustas no Brasil? É hora de dar um basta!


Essa é a nossa campanha.

Até o próximo post.


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Planejando o ano.


Nesse início de ano temos que inovar, pensar diferente, pois afinal temos todo um ano para desenvolver nossa vida profissional ou pessoal.

Tivemos na incubadora de empresas de Santa Bárbara uma palestra sobre a metodologia SMART para desenvolver metas. Que consiste na definição S – Específico, M – Mensurável, A – Atingível, R – Relevante e T – Temporal, é uma ferramenta simples e muito utilizada pelo SEBRAE.

A meta deve ser eSpecífica, deixando claro qual é o objetivo que se deseja alcançar; Mensurável é onde devemos dimensionar e quantificar em maior profundidade; Atingível no sentido se é possível alcançar, não fazendo sentido estabelecer uma meta impossível, ela irá desmotivar você e toda a sua equipe; Relevante é o ponto que deve-se refletir se ela faz sentido realmente; e finalmente Temporal que é estabelecer uma data, pois aquilo que não tem data não acontece, não adianta ficar querendo sem se planejar.

Devemos manter o foco no nosso planejamento, concentrando toda energia para o objetivo do ano. No livro “Foco na Prática” do PauloVieira, ele reforça que: [...] Se seu objetivo é resgatar seu relacionamento, quantos livros você leu sobre isso? Quantos filmes você buscou que tratava disso?  Selecione pelo menos três livros, ou filmes que estejam relacionados à sua meta[...] deixo a pergunta para nós mesmo: Estamos focando energia para os objetivos que pretendemos?

Usando o exemplo do SMART eu planejei ler 24 livros no ano passado, alguns voltados para negócios, outros de coach, sobre aprendizado, e também historias motivadoras. Foi algo natural, planejamos, acompanhamos, corrigimos as rotas que achamos que está fora, depois analisamos os resultados, no final quando fui checar quantos tinha lido vi que foram 25, o que deixa a meta para esse ano mais desafiadora, no mínimo 26. Claro que algumas pessoas podem dizer que não importa a quantidade, mas sim a qualidade, realmente concordo, e pergunto:  quantos você vai ler esse ano? Pode ser 1, 2, 3....estabeleça a sua meta.

Participei logo no início do ano, exatamente em 06 de janeiro, de um dia todo de aula com o Flávio Augusto e Carlos Wizard Martins, e eles foram categóricos: [...] Vocês são daqueles que reclamam de tudo, do governo, da política, da corrupção, ou são de realizar, de agir, de corrigir, de planejar? Busque parcerias, tenha disciplina, tome a iniciativa de planejar a sua vida. Saia da zona de conforto [...]

Realmente temos todo o ano pela frente, para o pessimista teremos feriados, carnaval...nem vou listar todas as desculpas que possam usar, já para o otimista, temos oportunidades infinitas, basta sair para ver o que podemos fazer.

O interessante desses encontros, palestras, aulas é que não encontramos pessoas desanimadas, é possível sentir a energia positiva que é gerada por todos, para não ser somente uma palestra de otimismo a meta SMART ajuda a planejar as ações que se pretende executar.

Pense qual meta SMART você poderia planejar para 2018.

Leia muito e conte conosco.

Um abraço e até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br

Blog: www.EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeções para 2018.


Fiesp prevê fortalecimento da retomada da economia em 2018 



Cenário de recuperação consistente é beneficiado por fatores como menor endividamento das famílias e tendência ao aumento do crédito 


Análise feita pela Fiesp e pelo Ciesp mostra que em 2018 deverá ganhar força a retomada da economia brasileira. Com a redução do endividamento das famílias e das empresas, condições favoráveis no mercado externo e redução da taxa de juros, há tendência à expansão do crédito, levando ao aumento do consumo e estimulando a produção. Também deverá haver manutenção da melhora do mercado de trabalho, com queda da taxa de desemprego e elevação da massa salarial.


Para a economia como um todo, a expectativa da Fiesp é de crescimento de 2,8% do PIB no ano que vem. E para o segmento da Indústria de Transformação o crescimento projetado é de 3,1%. Em relação aos investimentos (formação bruta de capital fixo), a expansão esperada é de 3,2%.


As previsões para 2018 são respaldadas por resultados positivos em diversos aspectos da economia, que vem de três trimestres seguidos de crescimento do PIB, incluindo expansão de 0,1% no terceiro trimestre, em relação ao anterior. É um sinal de recuperação consistente, sustentada pelo consumo. Também houve no terceiro trimestre crescimento no consumo das famílias, além de volta da expansão dos investimentos, depois de longo período de quedas sucessivas.



As boas notícias devem continuar até o final de 2017, com o cálculo da Fiesp de crescimento do PIB de 0,5% no 4º trimestre em relação ao 3º. O PIB projeta crescimento de 1,1% no ano, e o PIB da Indústria de Transformação, de 1,2%.






Dados recentes apontam para a consolidação da recuperação econômica. É o caso do desempenho dos setores industriais (como veículos automotores) e do comércio varejista. Além disso, a melhora do mercado de trabalho e a recuperação da confiança do empresariado reforçam o cenário de retomada da economia.

Para que esse processo de retomada da economia se mantenha e que seja acelerado o crescimento, é essencial que as reformas estruturais, como a da Previdência e a tributária, sejam aprovadas. Além disso é fundamental o barateamento do crédito com a redução dos spreads bancários.

A saída da recessão até aqui foi lenta, porém consistente, sustentada pela melhora da massa salarial, inflação baixa, redução da taxa de juros, aumento das exportações, entre outros fatores que se espera que sejam mantidos em 2018, permitindo a aceleração da retomada do crescimento.



Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)Assessoria de Jornalismo Institucional

(11) 3549.4450


Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)Assessoria de Imprensa

(11) 3549.3579


quarta-feira, 1 de novembro de 2017

As finanças do empreendedor.



O brasileiro vem empreendendo cada vez mais, no entanto, nem todos tem um plano de negócios. Por vezes acabam se perdendo e fechando o negócio nos primeiros meses ou no primeiro ano. Segundo o SEBRAE 76% das empresas não chegam a completar o terceiro ano.
O que vejo é uma postura do empreendedor misturando as contas da empresa com a pessoal, o que chamamos de: misturando CPF com CNPJ. Existem vários livros interessantes para ampliar o conhecimento das finanças que podem ajudar nesse ponto e outros.
O sonho do empreendedor é abrir seu negócio, pagar as contas, reinvestir no seu negócio, ganhar dinheiro para que ele possa se manter e ter uma vida saudável financeiramente.
Quando ele não consegue essa sequência, uma boa parte do seu tempo é gasta em pensamentos não produtivos. Sua energia é então drenada com preocupações e lamentações, como quando usamos cheque especial por exemplo, e na verdade toda essa energia deveria estar focada na gestão do seu negócio, na ampliação de redes de relacionamentos com parceiros.
Na elaboração de um plano de negócios muitas vezes é digitado um valor de pró labore, mas será que a empresa já está podendo ter essa retirada do empreendedor? Muito cuidado com os investimentos desnecessários no momento errado. Isso é que chamamos de TIME, o empreendedor deve ter uma boa noção do TIME exato para seus investimentos, quando deve acelerar ou quando deve frear.
Tente negociar com seu fornecedor para obter o melhor preço possível em prazos menores, tomando cuidado com o estoque. Cuide da imagem da empresa, ter o nome sujo no crédito vai dificultar o relacionamento com as instituições financeiras e novos fornecedores.
O conceito do Lean Startup trabalha muito na questão de testar, validar, de ter uma estrutura enxuta dentre outros pontos importantes para o empreendedor. Em uma palestra com Caito Maia, o fundador do Chilli Beans, ele contou que um teste para ele é usar os quiosques em um shopping para somente depois que tiver certeza que o movimento é bom poder abrir uma loja fixa, uma vez que o investimento do quiosque é bem mais baixo em relação à loja.
Outra dica que ouvimos muito é tomar cuidado com as projeções dos planos de negócios. É comum digitar a previsão de vendas de um novo negócio com um valor muito maior do que o real, ou usar o que gostaria de vender. Para isso, é importante ter uma projeção de cenários. Imagine um cenário otimista, um conservador e outro realista, utilize esses 3 cenários e simule a projeção de resultados do seu negócio, se o negócio vender muito, quais serão os resultados financeiros? e se ele não for assim tão bom como imaginava, o que será feito?
Invista no seu negócio para poder ter um bom padrão de vida, mas não tenha um bom padrão de vida antes de poder, isso irá prejudicar todo o planejado. Quando temos um faturamento na empresa, não significa que aquele dinheiro já pode ser utilizado pelos sócios, é necessário reinvestir na empresa, no estoque, ter um caixa.
Identifique as fraquezas e ameaças externas, alinhe com seus pontos fortes e oportunidades que o momento proporciona. É importante desenvolver um bom plano e ação da sua empresa. Estabeleça metas e desafios para seu negócio baseados nos objetivos estratégicos, alinhe bem com os indicadores e acompanhe de perto os resultados alcançados ao longo do mês, isso de maneira diária evitando chegar no último dia do mês e ver que não alcançou o resultado que tanto necessitava. Acompanhando diariamente é possível tomar decisões antes do final do mês, por exemplo algum investimento que iria ser feito, pode ser adiado para um outro momento.

O SEBRAE tem vários modelos de fluxo de caixa que ajudarão os empreendedores como pessoa física e também seus negócios.

Estamos em um momento muito oportuno para ampliarmos nossos conhecimentos, na internet encontramos muito material disponível e alguns sem custo, aproveite e vamos mudar essa estatistica de quebra das empresas.

Boas finanças para nós.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva,
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br/