segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Livro do Daniel Goleman - Liderança - 2


Caso George Lucas


Quero compartilhar com vocês uma passagem do livro que ressalta a necessidade do controle cognitivo e também a importância do respeito a intuição.


Trecho retirado do livro Liderança –
 A inteligência emocional na formação do líder de sucesso 
 Daniel Goleman,
Página 118 a 119



Nos executivos, o controle cognitivo contém a chave para competências de liderança como a autogestão --- a capacidade de se concentrar em uma meta e a disciplina para persegui-la apesar das distrações e reveses. Os mesmos circuitos neurais que permitem a realização obstinada de metas também controlam as emoções rebeldes. Um bom controle cognitivo pode ser visto nos executivos que permanecem calmos durante crises, dominam sua própria agitação e se recuperam do fracasso ou derrota.

A autoconsciência pode ser vista também naqueles executivos que são claros e francos sobre suas forças e seus limites. Embora isso signifique que possam ser confiantes em seu desempenho quando estão aplicando essas forças, também significa que sabem quando suas limitações recomendam que recorram a outra pessoa com fortes habilidades nessa área.

Outra variedade de autoconsciência nos sintoniza com os circuitos neurais internos que monitoram todo o nosso corpo, inclusive nossos algoritmos éticos internalizados para o que parece certo ou errado. Esses circuitos cerebrais primordiais enviam suas mensagens para nós através do corpo, particularmente as vísceras. O neurocientista da Universidade do Sul da Califórnia (USC) António Damásio chama essas sensações viscerais de “marcadores somáticos”, um leme interno que, para qualquer decisão, nos informa a soma total de lições pertinentes obtidas de nossa experiência de vida.

Nossa intuição do que fazer --- e o que não fazer --- nos dá orientações compatíveis com nossos valores. Quando um jovem cineasta viu como o estúdio para o qual trabalhava editou seu primeiro grande filme, ficou profundamente contrariado por ter perdido o controle criativo. Assim, pegou o dinheiro arrecadado com aquele filme e fez um segundo por conta própria, apesar dos conselhos de todos os amigos da área para que deixasse que um estúdio investisse o dinheiro --- e não pusesse seus próprios dólares em risco. Mas ele achou que integridade artística de seu filme era mais importante.

Quando estava quase finalizando o filme, seu dinheiro acabou. Um banco após o outro rejeitou seus pedidos de empréstimo. O Décimo bando ao qual recorreu enfim concedeu o último financiamento de que precisava. Aquele empréstimo de última hora permitiu que George Lucas finalizasse Guerra nas estrelas.

Claro que seguir seu coração não garante um império empresarial como a LucasFilm. Mas aumenta as chances de achar o que os pesquisadores chamam de “trabalho bom”, que combina nossos valores, aquilo em que nos destacamos e o que adoramos fazer. Líderes que encontram em seu trabalho essa rara combinação de ética, excelência e prazer orientarão com energia e entusiasmo contagiantes.

Fiquem com Deus e até o próximo post.
Nivaldo J Silva

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Livro do Daniel Goleman - Liderança - 1



     Você é um líder socialmente inteligente?
   
  Recentemente li este livro de Daniel Goleman, ph.D.,  segue abaixo trecho sobre as sete qualidades  de um líder.
    
Para medir a inteligência social de um executivo e ajudá-lo a desenvolver um plano para melhorá-la, um especialista administra nossa ferramenta de avaliação comportamental, o Inventário de Competência Emocional e Social. Trata-se de um instrumento de avaliação de 360 graus pelo qual chefes, colegas, subordinados diretos, clientes e às vezes até membros da família avaliam um líder de acordo com sete qualidades da inteligência social.

Chegamos a essas sete qualidades integrando nosso esquema de inteligência emocional existente com dados reunidos por nossos colegas do Hay Group, que usaram indicadores objetivos para captar o comportamento de líderes de alto desempenho em centenas de empresas durante duas décadas. Aqui estão listadas cada uma das qualidades, seguidas por algumas das perguntas que fazemos para avaliá-las.


   Empatia

· Você compreende o que motiva as outras pessoas, mesmo aquelas com backgrounds diferentes?
· Você é sensível às necessidades dos outros?

S intonia

· Você escuta atentamente e pensa sobre como os outros se sentem?
· Você está sintonizado com o estado de espírito dos outros?

Percepção organizacional

· Você reconhece a cultura e os valores do grupo ou da organização?
· Você entende as redes sociais e conhece suas normas implícitas?

Influência

· Você persuade os outros envolvendo-os em discussões e recorrendo aos próprios interesses deles?
· Você obtém apoio de pessoas chave?

Desenvolvimento dos outros

· Você treina e orienta os outros com compaixão e pessoalmente investe tempo e energia na orientação?
· Você fornece o feedback que as pessoas acham proveitoso para seu desenvolvimento profissional?

Inspiração

· Você expressa uma visão convincente, desenvolve o orgulho do grupo e promove um tom emocional positivo?
· Você lidera extraindo o melhor das pessoas?

Trabalho de equipe

· Você solicita contribuições de todos na equipe?
· Você apoia todos os membros da equipe e encoraja a cooperação?


A inteligência social revela-se especialmente importante em situações de crise. Vejamos a experiência dos funcionários de um grande sistema provincial canadense de assistência médica que passará por drásticas reduções de despesas e reorganização. Pesquisas internas revelaram que os trabalhadores da linha de frente ficaram frustrados por não poderem mais dispensar aos seus pacientes um alto nível de cuidados. Notadamente, trabalhadores com líderes de baixa inteligência social relataram uma taxa de insatisfação de pacientes três vezes maior --- e de exaustão quatro vezes maior --- que seus colegas com líderes apoiadores. Ao mesmo tempo, enfermeiras com chefes socialmente inteligentes relataram uma boa saúde emocional e uma capacidade maior de cuidar de seus pacientes, mesmo durante o estresse das demissões. Esses resultados deveriam ser uma leitura compulsória para os conselhos diretores de empresas em crise. Esses conselhos costumam dar preferência ao expertise e não à inteligência social, quando selecionam alguém para orientar a instituição por períodos difíceis. Um gerente de crise precisa das duas coisas.


Ao explorarmos as descobertas da neurociência, ficamos impressionados com a correlação estreita entre as melhores teorias psicológicas do desenvolvimento e os recém-mapeados circuitos permanentes do cérebro. Ainda na década de 1950, por exemplo, o pediatra e psicanalista britânico D. W. Winnicott defendia as brincadeiras como uma forma de acelerar o aprendizado das crianças. Da mesma forma, o médico e psicanalista britânico John Bowlby enfatizou a importância de fornecer uma base segura da qual as pessoas pudessem tentar alcançar suas metas, correr riscos sem medo injustificável e explorar livremente novas possibilidades. Executivos teimosos podem considerar absurdamente indulgente e financeiramente insustentável preocupar-se com tais teorias num mundo onde o desempenho financeiro é a medida do sucesso. Mas à medida que novas formas de medir de forma científica o desenvolvimento humano começam a confirmar essas teorias e vinculá-las diretamente ao desempenho, o chamado lado brando dos negócios começa a não parecer tão brando assim.


Você é um líder socialmente inteligente? p. 106-107

Fiquem com Deus e até o próximo post.
Nivaldo J Silva

domingo, 4 de outubro de 2015

Visita técnica - Casa Geraldo - Andradas

Como coordenador da Empresa Jr da UNISAL, participo das visitas técnicas que eles realizam.

No dia 03/10/2015 fomos visitar a vinícola Casa Geraldo  que fica na Fazenda São Geraldo - na cidade de Andradas - MG.

Para os alunos foi uma aula prática sobre gestão, sucessão familiar, processo produtivo, além de Marketing, pois com um atendimento nota 10 dos funcionários da Casa Geraldo, eles conquistaram 54 novos clientes que não conheciam seus produtos e passaram a recomendar aos seus contatos.
Uma pessoa falando bem do seu produtos, é algo muito positivo, principalmente quando se trata de jovens com uma rede de contato muito grande no face, tudo sendo de maneira espontânea.

Gosto muito da figura abaixo que explana o desenvolvimento para conquistar e manter clientes. O qual presenciei no passeio desse sábado.



Deixo algumas fotos para mostrar a beleza do lugar.

Primeira parada para tomar um café.


Chegando na fazenda.



Tomando o primeiro de vários que degustei.


Os alunos foram recepcionados no auditório da vinícola para conhecerem um pouco sobre a história da empresa e do processo de fabricação do vinho.


Tivemos o privilégio de ter a participação do  Carlos "Carlinhos", um dos sucessores e gestor da empresa, onde ele pode contar com mais emoção e detalhes as histórias vividas pela sua família.












Todos puderam degustar todas as variedades de vinhos.


Aqui ficou o agradecimento nosso com a recepção e simpatia de todos da Casa Geraldo.




Para fechar a viagem, fomos visitar uma loja e fábrica de biscoitos Delícias da Kaka, outro exemplo de marketing, eles enviam um guia de moto para que oriente o motorista até a loja. Ao chegar na loja vimos uma mesa com café e biscoitos para degustar como boas vindas.






Valeu muito a visita e que venha a próxima.

Fiquem com DEUS.

domingo, 6 de setembro de 2015

A tríade do tempo

Li recentemente um livro que achei fantástico, muito útil para os empreendedores, alunos e empresários que veem seu dia passar voando.


Ele foi indicado por um Representante muito amigo meu, fui atras e comprei o livro, realmente identifiquei várias atitudes do Representante Fábio no dia a dia, as quais eu li no livro, percebi que era realmente possível aplicar as técnicas indicadas no livro.

Por conta disso preferi separar o material que vou divulgar em um Boletim, um vídeo com post no Youtube e algumas frases e partes do livro que cito abaixo, todas são boas dicas para o nosso dia a dia, para auxiliar quem pretende ler, vou citar deixando o número da página.





Frases.

Quantas vezes você delegou uma tarefa simples e, depois de certo tempo, o cliente ligou cobrando aquela providência que parecia tão banal? Moral da história: como não foi feito, o que era simples acabou se tornando algo extremamente urgente. Isso lhe soa familiar? Pode estar certo: é muito mais comum do que parece. Nos seminários que ministro, descobri que as pessoas, após aprenderem como delegar, têm grandes problemas para acompanhar e monitorar as tarefas delegadas. Elas levam um tempo enorme até sentirem-se seguras o bastante para delegar. E, quando isso ocorre, se dão conta de que a missão não foi cumprida da forma que esperavam. Por que isso acontece? Porque estamos voltados apenas para nossas próprias tarefas, que não são poucas. Assim, acabamos nos esquecendo de monitorar as tarefas que estão sendo executadas pelas pessoas à nossa volta. p.36

A importância de estabelecer metas. Planejar é definir, sempre por escrito, o caminho que será percorrido.

No último bimestre, quantas atividades você realizou que realmente fizeram diferença? Foram atividades que trouxeram resultados reais para sua vida pessoal e profissional? Estavam relacionadas com a sua missão, com seus objetivos e com as pessoas que lhe são caras? p.41

A importância de falar não. 
Mais vale dizer não e ficar vermelho alguns segundos do que sempre dizer sim e ficar laranja para o resto da vida!
"Desculpe, não posso fazer isso, não vou poder me dedicar a essa tarefa neste momento". p.63

Comece a tomar a iniciativa na sua vida, a controlar seus sentimentos, a ser mais ativo. Fale com mais firmeza, cumprimente as pessoas com vontade, ande com a coluna ereta, seja mais positivo, encare a vida com bom humor, faça da alegria um hábito, pare de culpar os outros por tudo, ajude o próximo, agradeça a DEUS. p.64

Metas dão sentido à vida. p.136

Compromissos são ações com hora determinada para iniciar e acabar. p.144

A simples organização do seu ambiente de trabalho, do seu fluxo de informações e da gestão do seu conhecimento poderia representar ganhos enormes de tempo e de dinheiro. p.159

Espero que essas frases tenham um impacto em vocês, de uma maneira positiva e se possível que comprem o livro e melhorem a administração do tempo.

Fiquem com Deus e até o próximo post.
Nivaldo J Silva






quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Economia Brasileira - Empreendedorismo

Esse segundo semestre estou com um novo desafio, fui convidado para lecionar a disciplina Economia Brasileira. Gostei da ideia e aceitei, as aulas já iniciaram nessa semana.

Para me preparar iniciei lendo o livro da Miriam Leitão - Saga Brasileira.
Muito bom, principalmente para entender a implantação do plano Real e o combate à inflação.


Também li o livro Economia, o qual ajudou a entender toda a trajetória da economia.


O tema de economia é um assunto que gosto muito e faz parte da nossa atualidade e dificuldade do dia a dia.
Uma das minhas fontes é o Relatório Macro Visão da FIESP. Leia mais...

Na terça feira 04-08-15 eu tirei o dia para assistir algumas palestras, pela manhã fui no evento da PEIEX que é uma parceria entre Fundação Vanzoline, APEX Brasil e CIESP para promover a exportação das indústrias.
A noite participei do 2º Esquenta Hackathon FIESP, mas como estava no caminho resolvi visitar a loja do Eataly, simplesmente fantástico, na verdade não tem nada de simples, todos produtos da Itália, ou seja com o dólar a R$3,40 os valores dos produtos são um pouco "puxados" se é que me entendem.
Uma dica: acabei estacionando em estacionamento alguns metros antes, pensando que iria pagar mais barato - R$15,00 a hora, e depois vi que o estacionamento do Eataly cobra R$ 10,00 por 2 horas, sacada do outro estacionamento que colocou uma placa bem antes escrito estacionamento Eataly.

Pena que os valores dos vinhos por conta do alto custo no Brasil, não foi possível comprar...
Lugar muito agradável e inspirador, com produtos de ótima qualidade.




Vejam a frase que está logo na entrada.

Eu não poderia de deixar de tomar um café.




Para fechar a noite participei das palestras do 2º Esquenta Hackathon FIESP que foram fantásticas...mas isso será tema do próximo post.

Quero finalizar que para um bom empreendedor o ideal é que tenha um número de 5 novos cartões de visitas por dia, somente hoje consegui 13 novos contatos, alguns podem ser possíveis parceiros, fornecedores, cliente...claro que não são todos os dias que conseguimos novos contatos, mas valeu por hoje.

Fiquem com DEUS e até o próximo post.
Nivaldo J Silva



sábado, 25 de julho de 2015

Agir é preciso!

Nesse cenário de crise se torna mais importante ainda a inovação, agitação, mutação, ação...
Procure pensar em negócios criativos e também criatividade nos negócios. A fórmula antiga, não funciona mais, temos que pensar em algo novo, todos os dias, o mercado mudou, o cliente mudou, nós mudamos.

Me encontro com muitas pessoas reclamando do mercado, reclamando da vida... outras estão buscando soluções, agindo, interagindo com seu network, tentando fazer negócios...PREFIRO esses últimos.

Que tal algumas dicas, que todo mundo já conhece, mas nem todos seguem.

Acorde cedo.
Vá onde o seu cliente está.
Visite.
Saia da zona de conforto.

Steve Blank fala: Valide seu produto, seu serviço, vá para a rua, lá é o melhor lugar para ver o que está acontecendo.


Procurei tirar uma foto da Rodoviária Tiete de São Paulo, mas o movimento não estava dos maiores nos corredores, talvez fosse o horário que já não era o de "pico", o que eu gostaria de frisar aqui é o movimento que São Paulo nos ensina, vamos pensar um pouco:

Se você ficar parado no corredor da rodoviária verá todo um movimento de pessoas chegando e partindo, caminhando ou correndo, com o pensamento longe ou sem pensar em nada, no entanto todos estão em movimento. Isso nos leva a pensar, em nós.




Que tal rever o planejamento de 2015? 
Abaixo uma charger do site Geração de Valor, o qual eu recomendo e continuo buscando ideias para agir.
Visite você também.



Deixo a pergunta:
Como podemos nos por em movimento?
Pense nisso, mande suas ideias, vamos debater, discutir, agir.

Fecho esse post com a frase:
"a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"
Peter Drucker


Fiquem com DEUS e até o próximo post.
Nivaldo J Silva

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Geração de Valor

Olá pessoal,

Postei o vídeo com a apresentação do livro Geração de Valor.



Gostei muito das lições discutidas no livro.
 Geração de Valor

As imagens são inspiradoras. 

Geralmente o primeiro passo é o maior, o mais difícil, pois, sempre é mais comodo ficarmos na zona de conforto, no mesmo emprego, no mesmo ritmo, com o mesmo pensamento..., depois de mudar, de iniciar um projeto de vida, podemos vencer na vida.


Temos que pensar fora da caixa e não concordar com a maioria.

No vídeo falo sobre a figura abaixo.
É muito melhor pensarmos de uma maneira otimista.



Fica a dica, aproveite para elaborar seu planejamento, não somente o estratégico, mas o de vida também.


Fiquem com DEUS.

Nivaldo J Silva