quinta-feira, 9 de março de 2017

O hoje chegou para os empreendedores.


“Um dia quando tiver tempo, vou fazer aquilo de que gosto.” “Assim que tiver melhores condições, vou me dedicar ao meu sonho.” “O meu plano, quando me aposentar, é finalmente fazer aquilo que me dá prazer.”  Mario Sergio Cortella no novo livro Por que fazemos o que fazemos?
Será que esse é o ano daquele seu plano? o curso que estava precisando. A caminhada que o médico recomentou. O negócio que pretende abrir.

Os empreendedores de plantão estão sempre atentos as oportunidades, planejando o futuro com o olho no hoje sem deixar de avaliar as questões do passado, mas com foco  no futuro. Futuro a curto prazo que é exatamente o que realizará nessa semana, médio prazo – nesse mês, nesse semestre... e longo prazo – nesse ano, no próximo.

O que vamos esperar para nos mover? A ideia é não ficar reclamando pelos cantos, mas encontrar uma saída para a retomada, novas ideias, pensar fora da caixa. Faça uma consulta no Google e terá cerca de 750.000 sites relacionados a esse tema de pensar fora da caixa. Será que algum não tem alguma dica para a sua dificuldade profissional ou para a sua ideia de negócio?

Para um bom planejamento o ano está iniciando, temos todos os dias disponíveis para a realização. É como se assinássemos um contrato de aluguel por um ano, ele pode começar em janeiro e terminar em janeiro do ano seguinte, assim como o contrato pode iniciar em abril e terminar depois de 12 meses. Pense nisso, abra o seu planejamento de 12 meses iniciando na data de hoje.

Os exercícios mostram que se anotar as suas ideias e o planejamento, a chance de se realizar é maior do que somente deixar na sua mente as ideias. Escreva no papel dividindo em curto, médio e longo prazo.
Veja o que consegue escrever. Seja cursos, visitar possíveis clientes, desenvolver parceiros estratégicos, participar de feiras e eventos, ler algum livro específico, assistir vídeos relacionados ao seu negócio.

O hoje está disponível para todos, vamos aproveitar o máximo, uma vez que ele vai passar depois das próximas 24 horas.

Iremos colher os frutos no futuro, mas somente se plantarmos hoje. Estabeleça uma meta de se mover, não deixe a reclamação tomar conta das suas ideias. Somente ao ter a mente livre e solta é que surgirá ideias inspiradoras. Nem sempre é possível chegar lá sozinho, se você possui uma equipe de trabalho, motive todos, reúna eles para um debate, ouça suas ideias, escreva todos os pontos dividindo em curto, médio e longo prazo.

Tendo uma equipe comprometida a chance de sucesso é maior. Comece sendo você a pessoa mais  comprometida.

Fica a dica e bom planejamento.
Fiquem com Deus.
Nivaldo J Silva