terça-feira, 24 de julho de 2018

O eCommerce para empreender.



Quando pensamos em abrir um negócio, já imaginamos em abrir uma loja física ou montar uma indústria de um produto inovador. Em muitas situações o investimento é de valor alto e com grande risco e temos que encontrar uma outra ideia de negócio.

Uma boa opção é investir em venda online, existem muitas opções de vendas pela internet, vou apresentar algumas e deixar os links no blog para aprofundarem a busca do conhecimento.

A maneira inicial mais simples é vender produtos pelo Mercado Livre, é importante desenvolver uma parceria com algum fabricante ou distribuidor de um produto e vender oferecendo um valor que permita um lucro para sua empresa. Em várias palestras que assisti neste ano, a maioria absoluta ressalta que devemos trabalhar com o estoque do fabricante, pois, no começo não se sabe qual produto venderá mais ou menos.

Ao iniciar suas vendas no Mercado Livre, é interessante desenvolver um site próprio com o nome do seu negócio, com isso passa uma credibilidade maior para o cliente, divulgando uma foto com o logo da sua loja nas fotos dos produtos. Existem algumas opções no mercado com planos iniciais gratuitos. Um deles é a LojaIntegrada que oferece vários recursos no pacote free.

Os Marketplaces são locais onde você vende seu produto, paga uma taxa pela venda, mas o investimento inicial é zero, os principais são:
Mercado Livre
Magalu (magazine luiza)
Americanas.com (B2W)
Via Varejo
Amazon

O mercado mudou muito e os consumidores atuais vão até as lojas com seus celulares e consultam os preços dos produtos ali mesmo e podendo comprar online usando a internet da loja. Várias empresas já estão se preparando para esse novo comportamento do cliente e desenvolvendo a estrutura comercial para vender seus produtos em multicanais (ominichannel), que permite você comprar online e retirar na loja, devolver na loja se não gostar do produto, comprar na loja e entregar online, dentre várias opções. As grandes redes de magazines já estão preparadas para essa evolução das compras e da mudança de comportamento dos consumidores.

Para os pequenos negócios ainda é difícil, mas é importante ficar atento ao que está acontecendo no mercado e tentar aproveitar a oportunidade. Aconselho pesquisar na internet palestras sobre o tema, assistir as palestras do Vtex Day, no site, eles disponibilizam as palestras que debatem os temas mais importantes da venda online, que são: as plataformas; marketing digital; logística; meios de pagamento e fidelização dos clientes; a importância das redes sociais; assim como uma boa foto pode ajudar na venda. Não poderia deixar de citar a equipe da Xtech que são excelentes e com atendimento nota 10, a plataforma oferece muitas configurações o que ajuda muito o empreendedor que está iniciando sua loja.

O Brasil possui uma população muito grande sem acesso a internet, algo próximo dos 50% segundo o SEBRAE, o que mostra uma grande oportunidade, quando esse número diminuir teremos um grande percentual da população com acesso as compras online.

Ao pensar em abrir um negócio online, procure se capacitar sobre o mercado e uma boa dica é o site do SEBRAE que possui muito material e cursos online para o planejamento do seu negócio.

No próximo artigo aprofundaremos mais sobre os passos para se planejar e abrir um negócio online.
Fiquem com Deus e até mais.

Um abraço.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br