Será que todos necessitam abrir seu próprio
negócio ou podem ser felizes no próprio trabalho?
Acredito fielmente que nem todos devem
abrir seu próprio negócio, por vários motivos, e é isso o que vamos discutir
nesse artigo.
Para tocar um negócio próprio precisamos
ter muita dedicação de tempo, de recursos financeiros, de uma boa dose de visão
estratégica do negócio e de relacionamento com os players do ambiente
profissional em que está empreendendo. Posso ser um ótimo profissional técnico
e eficiente no que faço, no entanto, não querer arriscar em um novo negócio, ou
ainda querer aguardar um melhor momento para abrir seu negócio. A questão é,
devo ficar na empresa e fazer meu trabalho de uma maneira mais simplista,
fazendo somente o básico; ou devo ter um comportamento mais diferenciado e e
agir em algumas situações como se esse fosse meu próprio negócio?
Fico com a segunda opção; Ao trabalhar de
uma maneira muito ambiciosa querendo obter os melhores resultados, esta pessoa
estará testando suas ideias de gestão e se um dia abrir seu próprio negócio ela
não terá grandes dificuldades de aplicar o que já utilizava no seu dia a dia.
Geralmente o empreendedor corporativo tem
facilidade de trabalhar em equipe, de motivar seus colegas de trabalho, se
destaca pelo otimismo mesmo nas situações mais críticas, tem uma visão aguçada
para problemas difíceis, consegue ouvir a equipe em que está inserido e também
pensa nos vários departamentos da empresa.
Em algumas situações o intra-empreendedor (empreendedor
corporativo) surge quando uma crise se agrava na empresa e é necessário uma
liderança entre os colegas. Não estou falando do chefe necessariamente, mas de
um líder, aquele que guiará o time para passar esse momento crítico, que pode
ser da economia ou do ambiente de trabalho que não está indo bem.
Nas minhas aulas menciono que considero uma
empresa como se fosse um prédio, que a empresa não fez nada de bom ou de errado
para o cliente, que quem faz o correto ou surpreende o cliente é o profissional
que está em contato com o produto ou serviço, que são os colaboradores que
fazem acontecer e tornam a empresa um local para se trabalhar de forma
agradável ou difícil. Quando pensamos em focar na pessoa, teremos a
pessoa-cliente, a pessoa-colaborador, assim como outras pessoas no ecossistema
da empresa e que todos estão interligados.
O empreendedor corporativo consegue ver de
uma maneira mais eficiente toda essa ligação entre as pessoas e sugerir um
melhor atendimento ou uma dica ao colega de trabalho de maneira que o ambiente
fica melhor para se trabalhar.
Difícil? Talvez um pouco, mas não
impossível.
Termino o artigo dando algumas dicas que
podem ajudar a se tornar um empreendedor corporativo:
Participe de palestras.
Visite feiras
Leia mais sobre seu negócio, seu setor, seu
departamento, o site da endeavor é
uma ótima dica.
Seja otimista.
Leia mais livros.
Curta sua família.
Se preocupe com seu lado espiritual.
Converse menos e ouça mais.
Seja proativo quando solicitarem um voluntário
no seu setor para um serviço, até mesmo que seja em outra área.
Siga nas redes sociais pessoas relacionadas
a negócios, como por exemplo: Flavio Augusto, Bel Pesce, Marcos Hashimoto e
muitos outros.
Já tive situações que pensei estar sendo
atendido pelo dono da loja, pela forma prestativa da vendedora se portava, isso
certamente é uma característica muito boa dessa profissional. Por exemplo minha
irmã é coordenadora de uma grande escola de idiomas, e já houve situações onde
os pais dos alunos perguntaram se ela era sócia da empresa, pela maneira que
ela se portava e se preocupava com os detalhes. Eles ficaram surpresos quando
ela respondeu que não era sócia, mas que estava lá para fazer seu melhor.
Será que nós podemos fazer melhor, atender
melhor, ensinar melhor?
Fiquem com Deus e vamos nessa, sermos
melhores!
Até o próximo artigo.
Nivaldo J Silva, Mestre em Engenharia de
Produção pela UNIMEP, Professor Titular de Planejamento Estratégico e
Empreendedorismo na UNISAL, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor
do ecommerce CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog:
NJSconsultoria.blogspot.com.br.
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