Na
terça-feira, 17 de Outubro, aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções do
Expo Center Norte, a Maratona Valor PME 2017. O intuito do evento é o
compartilhamento de experiências de grandes líderes empreendedores, que
incentivam e motivam nossa jornada de negócios.
A equipe Cirúrgica Santa Bárbara marcou presença, e citamos alguns pontos importantes das palestras.
A equipe Cirúrgica Santa Bárbara marcou presença, e citamos alguns pontos importantes das palestras.
Iniciamos com o palestrante Eduardo Kyrillos, CEO do Icomm Group (Shop2gether e
OQVestir), que pontuou algumas questões das atividades de um e-commerce. Suas
experiências e conhecimento foram de grande valia, visto que atuamos no mesmo
segmento e, portanto, identificamos dificuldades e oportunidades semelhantes
tomando como base os processos do comércio eletrônico no Brasil. Desde a
fundação da Shop2gether que o cenário vem mudando constantemente, o que o levou
a identificar as oportunidades com base nas necessidades dos clientes e
capacidade de atendimento de seus fornecedores, ampliando seu negócio. Eduardo
também nos relatou sobre a recente fusão com a OQVestir, anteriormente sua
maior rival no segmento, que agora unem forças no Icomm Group. A história
inspiradora de Eduardo nos leva a refletir sobre os ensejos do mercado, que uma
vez identificados podem nos levar a alcançar diferenciais nas projeções de
crescimento no mercado.
Na
sequência, Luis Gonçalves, presidente da DELL EMC Commercial no Brasil,
discorreu sobre os serviços da prestados pela empresa, bem como a importância
de usar a tecnologia à favor dos negócios, já que o avanço tecnológico e
inovação digital nos tempos atuais é enorme.
Fernando Scherer é
empresário de atletas e possui negócios em outros ramos, como uma academia
localizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis e a Hammerhead, fabricante de
produtos para natação. Fernando lidera seus negócios de maneira inovadora, assim
fez da Hammerhead uma marca reconhecida por seus valores, sua integridade e seu
amor ao esporte, algo que xuxa define como essencial nos negócios: o fazer com
amor.
Adriana Miglorancia, sócia fundadora da Nutty Bavarian, nos orientou sobre modelos de franquias que de fato funcionam. Ela ressalta a importância de novos franqueados estarem totalmente cientes dos processos do negócio. Para ela, entender profundamente os pontos positivos e negativos das atividades nos quiosques e estar disposto à realiza-las com destreza é chave fundamental para o sucesso do franqueado, algo que Adriana dá muita importância.
Seguindo a programação, mais uma empreendedora de sucesso com franquias: Cleusa Maria da Silva, idealizadora da Sodiê Doces. Aplaudida de pé pela plateia, ela nos encorajou com sua história de mulher guerreira e sonhadora, que mesmo em meio às adversidades não desistiu. Vinda de uma família extremamente humilde, Cleusa zela muito pela ética nos negócios. Sua forma de conduzir à levou ao sucesso.
No
período da tarde, retornamos ansiosos para conhecer a trajetória de Marcelo
Cesana, presidente da Frooty Brasil, maior empresa de açaí processado do país.
Marcelo nos relata sua grande dificuldade nos primeiros anos de produção, fase
que muitos empresários já passaram. Mudanças de cenário, dificuldades na
produção, entre outros fatos fizeram com que ele tomasse medidas alternativas
mudando o produto oferecido, que antes era sorvete. A demanda pelo açaí veio
repentinamente e ele logo identificou a oportunidade. A estrutura da empresa
nesse momento facilitou sua entrada para o mercado, que hoje continua em
expansão.
Mediado por Camilla, da Endeavor , participaram juntos de um painel: Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr. Consulta e Bruno Balbinot, fundador e CEO da Ambar, relatando sobre suas principais dificuldades no início de seus empreendimentos. Atuando em ramos diferentes, concordam que a falta de foco é a principal vilã na assertividade de um negócio. É preciso focar em um produto ou serviço específico para que haja imersão na vivência desse mercado, amenizando assim possíveis erros e falhas.
Arrojado e otimista, Bob Wollheim, head of digital do Grupo ABC, nos intrigou
com algumas provocações, assim denominadas por ele, com intuito de nos levar a
pensar de forma diferente tendo em vista a crise que enfrentamos em nosso país.
Bob destacou as vantagens e benefícios da valorização da cultura brasileira,
algo que o brasileiro deixa a desejar por muitas vezes, levando em consideração
a cultura de que tudo que “vem de fora” é melhor. Adaptar as ideais de acordo
com nossa cultura e pensar positivo é um dos segredos para alcançar o sucesso.
Cada palestrante trouxe fatos relevantes de sua trajetória, como suas fraquezas, erros e acertos, visão, superação e como lidaram em cada circunstância. Podemos observar algo em comum entre eles: a fé. Todos falaram sobre a crise existente em nosso país, mas também relataram a importância de não deixar de acreditar e batalhar para um lugar melhor, sem se deixar abater pelas dificuldades, pois elas sempre existirão.
Em tese, vemos um Brasil de sonhos, de potencial, de pessoas com ideias e ideais incríveis e é nesse Brasil que devemos viver. Fica aqui o nosso aprendizado: empreender é fazer muito com pouco.
Vamos em frente!
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
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