sábado, 15 de junho de 2019

A plataforma de Marketplace MercadoLivre parte II


Todos marketplaces possuem um sistema de avaliação do seller, no caso do mercado livre, eles vêm mudando com frequência, deixando mais difícil para o vendedor se manter na cor verde, vamos explicar como funciona:

Existem 5 faixas de cores, do vermelho ao verde escuro, além de chegar ao verde escuro, ainda é possível ser mercado líder, mercado líder gold, e por último mercado líder platinum.



Todos estes níveis de vendedores, são avaliados de acordo com a número de vendas realizadas, entregas no prazo ao correio, reclamações e cancelamentos das vendas, além de número de vendas realizadas nos últimos 3 meses.

Ao obter um nível máximo o vendedor terá seus anúncios destacados no resultado da pesquisa, possibilitando um maior número de vendas por conta da reputação.

Digo possibilitando, por conta de estar em primeiro não ser um fator que garante a venda, o prazo de entrega é o principal critério atualmente que os clientes estão checando, mas claro que ajuda muito, e para evitar cair os pontos, seguem algumas recomendações que ajudam muito.

As fotos são fundamentais para garantir um bom anúncio, elas devem ter um fundo em branco, mostrar vários ângulos possíveis do produto a ser oferecido, podendo ter um zoom em algum destaque do produto a ser vendido, se conseguir fotos exclusivas é melhor ainda. Também é possível incluir vídeos dos produtos no anúncio do ML, caso seu fornecedor não tenha nenhum vídeo, pegue um bom celular e grave um vídeo apresentando o produto que está oferecendo.

Vários anúncios em uma única conta: o mercado livre permite criar alguns para o mesmo produto, desde que seja com publicidade diferentes, como a condição de pagamento à vista em um anúncio e parcelado outro, também para o caso de produtos que possuem mercado envios que pode ter um diferente de frete grátis ou por conta do comprador, só neste exemplo seria possível publicar 4 diferentes ofertas, desta maneira acaba ajudando na exposição do item que deseja vender.



Existe algumas situações que o vendedor pode perder seus pontos e ficar em um nível vermelho ou laranja, o que dificulta a venda, neste caso vender a preço de custo algum produto de baixo valor para alcançar o nível de vendedor verde pode ser uma solução para retornar a nível de vendedor confiável, caso não consiga reverter esta situação a sua conta não sairá do vermelho e os compradores por sua vez não escolhem seus produtos. Neste caso o gasto da venda deve ser considerado como investimento. Veja abaixo as taxas e custos cobrados pelo Mercado Livre.

Atualmente o mercado livre avalia o vendedor que responde mais rápido, um comprador que tenha uma dúvida, faz uma pergunta no site e fica aguardando a resposta do vendedor, caso demore muito, pode acontecer de perder a venda, pois o cliente quando envia uma pergunta, ele aguarda uma resposta o mais rápido possível, inclusive a noite e durante o final de semana. Para tudo isto muitas vezes é necessário manter um plantão entre a equipe para que realmente responda rapidamente. Neste caso a utilização do aplicativo do ML seria uma boa solução de mobilidade, pois as perguntas aparecem no app e facilita a resposta em qualquer local com acesso à internet. Claro que cumprir com o prometido ao cliente ajuda a evitar reclamações, as principais são por conta de prazo de entrega.

Frete grátis se for o caso é uma boa opção de diferenciação entre os concorrentes, só é necessário tomar cuidado, pois os valores oscilam muito e muitas vezes pode consumir uma boa parte do lucro.

Falando em lucro, recomento um controle eficiente de cada venda, para acompanhar o lucro de cada venda, não deixe para fechar o controle de lucro no final do mês, acompanhe todos os dias, todas as vendas, se for necessário mude o valor para cima ou para baixo.

Para aprofundar mais no assunto seguem alguns links interessantes:
Especialistas em ecommerce, Mercado Livre e outros MarketPlaces

O momento é muito bom para o ecommerce e a retomada da economia vai proporcionar boas oportunidades, aproveite e visite os eventos que estão acontecendo em São Paulo sobre o comércio online.

Um abraço e vamos que vamos pra cima.

Que Deus nos abençoe.

Nivaldo J Silva, 
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br


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