sábado, 15 de junho de 2019

A plataforma de Marketplace MercadoLivre parte II


Todos marketplaces possuem um sistema de avaliação do seller, no caso do mercado livre, eles vêm mudando com frequência, deixando mais difícil para o vendedor se manter na cor verde, vamos explicar como funciona:


Existem 5 faixas de cores, do vermelho ao verde escuro, além de chegar ao verde escuro, ainda é possível ser mercado líder, mercado líder gold, e por último mercado líder platinum.



Todos estes níveis de vendedores, são avaliados de acordo com a número de vendas realizadas, entregas no prazo ao correio, taxa de reclamação e taxa de cancelamentos das vendas, além de número de vendas realizadas nos últimos 3 meses.

Ao obter um nível máximo o vendedor terá seus anúncios destacados no resultado da pesquisa, possibilitando um maior número de vendas por conta da reputação.

Digo possibilitando, por conta de estar em primeiro não ser um fator que garante a venda, o prazo de entrega é o principal critério atualmente que os clientes estão checando, mas claro que ajuda muito, e para evitar cair os pontos, seguem algumas recomendações que ajudam muito.

Ficha técnica é onde o cliente tira todas as suas dúvidas, neste campo podemos evitar reclamações, cancelamentos e aumentar as vendas. Geralmente os fornecedores disponibilizam muitas informações, mas ao longo do tempo, inclua mais informações que forem surgindo, por exemplo, se um cliente faz uma pergunta, é provavelmente uma oportunidade de incluir a resposta na descrição, ou deixar mais claro. Algumas informações da descrição fornecida pelos fabricantes são elaboradas pelos engenheiros e os usuários tem outras dúvidas. Já aconteceu também de ter uma descrição muito extensa, os clientes tinham dúvidas de dados que estavam lá na descrição, mas não encontravam, trouxemos para o inicio da descrição aquela informação, e pronto, não tivemos mais perguntas iguais aquelas...

As fotos são fundamentais para garantir um bom anúncio, elas devem ter um fundo em branco, mostrar vários ângulos possíveis do produto a ser oferecido, podendo ter um zoom em algum destaque do produto a ser vendido, se conseguir fotos exclusivas é melhor ainda. Também é possível incluir vídeos dos produtos no anúncio do ML, caso seu fornecedor não tenha nenhum vídeo, pegue um bom celular e grave um vídeo apresentando o produto que está oferecendo. O Mercado Livre calcula a taxa de conversão que é o resultado da quantidade de vendas dividido pelo número de visitas recebidas em cada anúncio.

Vários anúncios em uma única conta: o mercado livre permite criar alguns para o mesmo produto, desde que seja com publicidade diferentes, como a condição de pagamento à vista em um anúncio e parcelado outro, também para o caso de produtos que possuem mercado envios que pode ter um diferente de frete grátis ou por conta do comprador, só neste exemplo seria possível publicar 4 diferentes ofertas, desta maneira acaba ajudando na exposição do item que deseja vender.



Existe algumas situações que o vendedor pode perder seus pontos e ficar em um nível vermelho ou laranja, o que dificulta a venda, neste caso vender a preço de custo algum produto de baixo valor para alcançar o nível de vendedor verde pode ser uma solução para retornar a nível de vendedor confiável, caso não consiga reverter esta situação a sua conta não sairá do vermelho e os compradores por sua vez não escolhem seus produtos. Neste caso o gasto da venda deve ser considerado como investimento. Veja abaixo as taxas e custos cobrados pelo Mercado Livre.

Atualmente o mercado livre avalia o vendedor que responde mais rápido, um comprador que tenha uma dúvida, faz uma pergunta no site e fica aguardando a resposta do vendedor, caso demore muito, pode acontecer de perder a venda, pois o cliente quando envia uma pergunta, ele aguarda uma resposta o mais rápido possível, inclusive a noite e durante o final de semana. O mercado livre avalia como nível de excelência o tempo de 60 minutos.
Para tudo isto muitas vezes é necessário manter um plantão entre a equipe para que realmente responda rapidamente, . Neste caso a utilização do aplicativo do ML seria uma boa solução de mobilidade, pois as perguntas aparecem no app e facilita a resposta em qualquer local com acesso à internet. Claro que cumprir com o prometido ao cliente ajuda a evitar reclamações, as principais são por conta de prazo de entrega.

Frete grátis se for o caso é uma boa opção de diferenciação entre os concorrentes, só é necessário tomar cuidado, pois os valores oscilam muito e muitas vezes pode consumir uma boa parte do lucro.

Tempo de envio é um dos principais pontos a ser avaliados, existem algumas opções de envio quando anunciamos, uma delas é quando vai por mercado envio, nesta opção o produto tem que ser enviado no prazo de até 24 horas nos correios. Produtos que não seja possível enviar pelos correios, são enviados por transportadoras, neste caso é importante destacar este ponto com o cliente na negociação, pois, será necessário pagar o frete.

Taxa de reclamação, é o comparativo entre as reclamações e a quantidade de vendas realizadas. a exigência está em 3% para manter o nível de excelência. Procure responder todas as perguntas de maneira que não fique nenhuma dúvida com o cliente, se perceber que há muita dúvida, tente descrever o produto e seu funcionamento de forma mais clara possível. Muitas vezes o cliente está comprando com pressa e não percebe algum detalhe de capacidade ou dimensão, e quando chega o produto ele abre a reclamação. Outra dica é falar com o cliente que não há necessidade de abrir reclamação, se dispõe para solucionar o mais rápido possível.

Taxa de cancelamento, é o calculo do número de cancelamento de vendas dividido pelo total das vendas. Vale as dicas acima, além de tomar cuidado com o controle de estoque, pois muitas vezes o cliente não tinha entendido que teria que aguardar, então ao ser informado que o prazo de entrega é x dias, ele cancela. Caso tenha produtos problemáticos que gerem muito cancelamento ou reclamações, procure outra categoria ou fornecedor. O nível de excelência é de apenas 2%


Falando em lucro, recomento um controle eficiente de cada venda, para acompanhar o lucro de cada venda, não deixe para fechar o controle de lucro no final do mês, acompanhe todos os dias, todas as vendas, se for necessário mude o valor para cima ou para baixo.

Para aprofundar mais no assunto seguem alguns links interessantes:
Especialistas em ecommerce, Mercado Livre e outros MarketPlaces

O momento é muito bom para o ecommerce e a retomada da economia vai proporcionar boas oportunidades, aproveite e visite os eventos que estão acontecendo em São Paulo sobre o comércio online.

Um abraço e vamos que vamos pra cima.

Que Deus nos abençoe.

Nivaldo J Silva, 
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br


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