Blog voltado para empreendedores, estudantes, empresarios, pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre empreendedorismo, CANVAS, novas ideias de negócios. Para quem pensa fora da caixa!
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Palestra Empreender e Superar.
Palestra sobre empreendedorismo que apresentei na UNISAL Americana no projeto InPulso. Abordei vários pontos importantes que os empreendedores devem estar atentos.
As oportunidades.
As tendências do mercado.
O futuro dos carros elétricos e a Tesla.
Energia fotovoltaica.
Apresentei o caso da Incubadora de Santa Bárbara d'Oeste José João Sans.
Fiquem com Deus e vamos adiante.
Até o próximo post.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
quarta-feira, 6 de setembro de 2017
A pequena empresa, ainda cresce!
As pequenas empresas não têm
muitos incentivos para crescer no Brasil, a questão tributária atrapalha bastante
as que estão tentando crescer no mercado, nem todas possuem a “sorte” de ter
acesso ao BNDES, que oferecem linha de credito com menor taxa de juros somente
para as escolhidas pelo governo, muitas vezes questionado se realmente
necessita de linhas de fomentos para as empresas grandes que já possuem muitas
opções de linhas de credito, situação oposta das de pequeno porte, as quais
restam as linhas de crédito dos Bancos Privados com taxas abusivas.
As pequenas empresas não têm
muitos incentivos para crescer no Brasil. A questão tributária atrapalha
bastante as que estão tentando crescer no mercado e, nem todas possuem a
“sorte” de ter acesso ao BNDES que oferecem linha de credito com menor taxa de
juros somente para as escolhidas pelo governo.
Mesmo com toda dificuldade as
empresas de pequeno porte se esforçam para sobreviverem nesse cenário critico
economicamente. Segundo dados do SEBRAE as micro e pequenas empresas
representam cerca de 98% da economia nacional, somente em Santa Bárbara d´Oeste
são 94,5% de empresas ativas desse porte. Essas empresas são responsáveis pela
geração de emprego e necessitam da atenção do governo e das instituições. Elas
conseguem ir na contramão do mercado e estão gerando empregos mesmo na crise.
Algumas ações simples podem
ajudar essas empresas crescerem, de acordo com várias pesquisas alguns pontos
importantes são:
- Tomar muito cuidado com o fluxo de caixa; não misturar conta da pessoa física com a conta da empresa;
- Visitar feiras de negócios e congressos, para fazer seu networking;
- Participar de entidades de classe;
- Elaborar um plano estratégico para os próximos anos;
- Sair mais para a rua, ou seja, visitar mais seu cliente, entender como funciona todo o processo de relacionamento com o produto ou serviço que você está oferecendo;
- Desenvolver parcerias com os fornecedores;
- Desenvolver parcerias com universidades ou escolas técnicas; Assim como visitar e conhecer melhor o SENAI para uma aproximação em relação ao seu negócio.
- Criar um site da empresa. Existem opções com custo bem reduzido onde o próprio usuário cria um site básico e consegue editar todo o conteúdo.
- Ao criar o site, é oferecido uma conta de e-mail profissional; Sempre que puder utilizar um e-mail profissional, não fique com o Gmail ou outros que profissionalmente não são bem apresentáveis.
É importante estar aberto para rever processos e conceitos
para melhorar a produtividade, sejam dicas simples ou mais complexas, nesse
momento tudo vale para manter o cliente e conquistar novos.
Uma experiencia boa na cidade de Santa Bárbara d´Oeste é a Incubadora de empresas, um espaço onde os empresários recebem o apoio de várias
entidades para crescerem no ambiente profissional.
Vale a pena conhecer.
Estamos em uma nova era nos negócios, muita coisa mudou. A
maneira de relacionamento com os clientes, com seus parceiros e toda a
sociedade. As empresas de pequeno porte têm a vantagem de serem mais ágeis na
adaptação desse novo mercado, onde todos estão conectados.
A evolução da informática e da internet está a favor das
pequenas empresas, oferecendo muitas opções com custo baixo ou até mesmo
gratuito. Veja o caso do armazenamento de dados na nuvem, onde o empreendedor
pode acessar suas informações de qualquer lugar, isso é uma comodidade que
facilita para agilizar seu trabalho. Claro que é necessário estudar muito sobre
o que está acontecendo no seu setor, no seu mercado. Não fique de fora, faça acontecer
e vamos mudar esse país. Utilize as vantagens de ser pequeno a seu favor, seja
eficiente e rápido nas mudanças necessárias.
Fique atento as oportunidades que podem surgir mesmo na
crise.
Um abraço e até o próximo artigo.
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terça-feira, 15 de agosto de 2017
A ambição nos negócios
A ambição está para a ganancia igual a admiração está para a inveja. Ainda assim é algo que devemos buscar, mas ao mesmo tempo controlar para não ir além do limite. Pois ter ambição é algo bom, já a ganancia não. A admiração por alguém é recomendada nos negócios, ter um profissional de sucesso que você admire é muito positivo. Já a inveja deve ser evitada a qualquer custo, pois só vai trazer infelicidade para seu negócio.
Nos negócios uma boa dose de ambição é o que diferencia um empreendedor de sucesso de outro que não vence na vida, apenas paga suas contas e não arrisca. O que nos faz ir além dos nossos limites é a ambição de vencer na vida, a vontade de conquistar as metas estabelecidas e até mesmo ultrapassa-las, a nossa fonte de inspiração para os desafios do dia a dia, é ter aquele desejo de sucesso.
Quando estabelecemos nossa meta profissional, temos que dividir pelos dias úteis e pensar, o que faremos na próxima segunda-feira de diferente para alcançar aquele objetivo, quando temos uma equipe, é necessário passar a todos a importância desse valor a ser alcançado e estabelecer juntos ações táticas para atingir o resultado proposto. Por exemplo, um mês tem em média 21 dias úteis, sendo assim a meta total será dividida pelos 21 dias e já no primeiro dia útil é importante que alcance ou ultrapasse a meta.
Em uma viagem na China eu tive a oportunidade de visitar um ponto turístico muito famoso próximo de Beijing em Mutianyu, a Muralha da China. Chegando próximo dela percebi como era imponente e alta, os carros devem ficar nos arredores, de maneira que só poderia subir a pé, ou de teleférico. Resolvi ir a pé, ao olhar para cima, pensei – onde fui me meter, como conseguirei subir tudo isso?! Mas fui pouco a pouco, e depois de 1 hora eu já estava lá no alto e pensei – nossa que bonito! Mas tem que andar tudo isso? Ao olhar ao redor vi que se quiser ir até o outro ponto de visitação tem que subir e descer vários degraus.
É claro que tinha que andar tudo, pois é uma muralha construída em um terreno íngreme e todo irregular, com degraus de diferentes alturas, tudo para dificultar a vida do inimigo. Alguns consideram um passeio de muito esforço físico.
Com esse exemplo da Muralha da China podemos pensar que se fosse fácil, não teria graça e não estaria nesse artigo como exemplo de meta e de objetivos.
Voltando na questão de ambição, podemos dividí-la em várias metas. Por exemplo a sua ambição pode ser vencer na vida, e para isso será necessário um bom salário. Para obter um bom salário é necessário estudar ou se dedicar ao seu negócio. Para fazer tudo isso acontecer, surge uma pergunta:
O que você fará de diferente na próxima segunda feira afim de seguir no caminho da sua meta do mês? Do ano? Da vida?
Se sua meta é apenas subir em uma muralha, inicie pelo primeiro degrau, não fique ali parado olhando para cima enquanto várias pessoas passam por você e seguem adiante.
Gosto muito do empreendedor Flávio Augusto e, outro que iniciei recentemente a leitura sobre seus livros, o Paulo Vieira. Os dois são categóricos ao afirmar que não devemos ficar somente reclamando, vamos para a ação.
Em relação aos autores, pesquise na internet sobre eles, existem vários vídeos no Youtube com palestras que ajudarão sua determinação para aumentar sua ambição.
Nos negócios uma boa dose de ambição é o que diferencia um empreendedor de sucesso de outro que não vence na vida, apenas paga suas contas e não arrisca. O que nos faz ir além dos nossos limites é a ambição de vencer na vida, a vontade de conquistar as metas estabelecidas e até mesmo ultrapassa-las, a nossa fonte de inspiração para os desafios do dia a dia, é ter aquele desejo de sucesso.
Quando estabelecemos nossa meta profissional, temos que dividir pelos dias úteis e pensar, o que faremos na próxima segunda-feira de diferente para alcançar aquele objetivo, quando temos uma equipe, é necessário passar a todos a importância desse valor a ser alcançado e estabelecer juntos ações táticas para atingir o resultado proposto. Por exemplo, um mês tem em média 21 dias úteis, sendo assim a meta total será dividida pelos 21 dias e já no primeiro dia útil é importante que alcance ou ultrapasse a meta.
Em uma viagem na China eu tive a oportunidade de visitar um ponto turístico muito famoso próximo de Beijing em Mutianyu, a Muralha da China. Chegando próximo dela percebi como era imponente e alta, os carros devem ficar nos arredores, de maneira que só poderia subir a pé, ou de teleférico. Resolvi ir a pé, ao olhar para cima, pensei – onde fui me meter, como conseguirei subir tudo isso?! Mas fui pouco a pouco, e depois de 1 hora eu já estava lá no alto e pensei – nossa que bonito! Mas tem que andar tudo isso? Ao olhar ao redor vi que se quiser ir até o outro ponto de visitação tem que subir e descer vários degraus.
É claro que tinha que andar tudo, pois é uma muralha construída em um terreno íngreme e todo irregular, com degraus de diferentes alturas, tudo para dificultar a vida do inimigo. Alguns consideram um passeio de muito esforço físico.
Com esse exemplo da Muralha da China podemos pensar que se fosse fácil, não teria graça e não estaria nesse artigo como exemplo de meta e de objetivos.
Voltando na questão de ambição, podemos dividí-la em várias metas. Por exemplo a sua ambição pode ser vencer na vida, e para isso será necessário um bom salário. Para obter um bom salário é necessário estudar ou se dedicar ao seu negócio. Para fazer tudo isso acontecer, surge uma pergunta:
O que você fará de diferente na próxima segunda feira afim de seguir no caminho da sua meta do mês? Do ano? Da vida?
Se sua meta é apenas subir em uma muralha, inicie pelo primeiro degrau, não fique ali parado olhando para cima enquanto várias pessoas passam por você e seguem adiante.
Gosto muito do empreendedor Flávio Augusto e, outro que iniciei recentemente a leitura sobre seus livros, o Paulo Vieira. Os dois são categóricos ao afirmar que não devemos ficar somente reclamando, vamos para a ação.
Em relação aos autores, pesquise na internet sobre eles, existem vários vídeos no Youtube com palestras que ajudarão sua determinação para aumentar sua ambição.
Fiquem com Deus e vamos adiante.
Até o próximo artigo.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: NjSconsultoria.blogspot.com.br.
quinta-feira, 3 de agosto de 2017
O bom Humor nos negócios
Será que um sorriso ajuda nos negócios?
Recentemente ganhei uma camisa de presente
de aniversário, como o tamanho era grande, precisei ir trocar na loja, que é de
boa referência na cidade por sinal. Chegando lá uma vendedora me atendeu,
digamos que não com o melhor sorriso (na verdade não sorriu nada); talvez por
já ter visto eu entrando com uma sacolinha da loja, e percebido que era uma
troca. Ela fez a troca e não ofereceu nada a mais, não ofereceu água, um café,
não perguntou se eu conhecia a loja. Como eu nunca tinha entrado na loja, seria
uma ótima oportunidade para conhecer as roupas masculinas que eles vendem. Ou
seja, perdeu uma grande oportunidade.
Uma loja investe em marketing um valor
considerável, mas não cobra da sua equipe para atender bem o cliente, vejam que
um sorriso poderia ter feito uma grande diferença. Pequenos gestos fazem toda a
diferença nos negócios. Como empreendedor, penso em atender bem o cliente, em
treinar a equipe, em sair para a rua onde está acontecendo os negócios.
Quantas vezes chegamos em um
estabelecimento e esquecemos de falar bom dia, boa tarde, boa noite, ou na hora
de sair de agradecer com um simples “obrigado”, palavras simples.
O mercado é instável, em vários momentos
tivemos crise econômica, e elas passaram, tenha fé que os negócios vão melhorar,
mas também faça a sua parte. Verifique se sua equipe está atendendo bem, se é
possível melhorar em algum processo, em ter um atendimento excelente. Sim
excelente, porque o cliente atualmente está conectado com as mídias sociais e é
possível comparar seu produto ou seu serviço com seus concorrentes em uma
velocidade nunca vista, além dos comentários que podem ser feitos e prejudicar
seu negócio.
A internet mudou toda a maneira de se
relacionar com o cliente. É comum utilizarmos o celular enquanto estamos comprando
um produto na loja, seja para enviar a foto para um amigo ou parente, ou até
mesmo avaliar a loja no Google.
Não podemos esquecer o senso de humor do
ambiente de trabalho. Eu já trabalhei em empresas onde o ambiente era muito
pesado, e em outras onde a energia era muito carregada.
Sempre digo que uma empresa é feita de
tijolos, paredes, e que ela não necessariamente faz nada de errado e não atende
mal. Por exemplo, quando alguém reclama de uma empresa, fala que não gosta
daquele estabelecimento ou produto, mas na verdade quem fez um atendimento ruim
foi algum funcionário. Não conheço nenhum empreendedor que abre seu negócio
pensando em prejudicar o cliente, e com isso acredito que o que faz a diferença
é a equipe, os colaboradores, a chefia, o diretor da empresa, ou seja, são as
pessoas que estão ali naquele momento.
Acredito que somos responsáveis pela vida
que levamos. O pensamento negativo, de uma maneira intensa no seu dia a dia,
vai acabar contaminando o ambiente e diminuindo a possibilidade de sucesso do
seu negócio.
Otimismo ajuda muito,
pense positivo e vamos à ação. Vamos contagiar nosso ambiente de trabalho,
nossos amigos, vizinhos e principalmente nosso lar.
E aí como está o seu humor hoje?
Tenha bons negócios e que Deus nos
acompanhe.
Até o próximo
artigo.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa
Bárbara d´Oeste, diretor
sexta-feira, 14 de julho de 2017
e-Commerce
Recentemente participamos de um congresso em SP sobre mercado digital, o Digital Commerce, realizado pela Locaweb na Fecomercio.
Algo que está quase impossível prever, pois a cada semana o Mercado muda e tudo está instável.
"Estamos diante de uma crise inédita e não sabemos o que pode acontecer."
A palestra do Caito Maia foi muito boa e com uma energia fantástica, falou do início da Chilli Beans e dos dias atuais.
"o quiosque da Chilli Beans é o grande diferencial, pois podemos testar com um custo muito baixo, diferente de uma loja dentro do shopping, existem pontos que temos o quiosque em um local e a loja em outro ponto do shopping"
Um abraço e fiquem com Deus.
A ideia foi participar a fim de ampliarmos o conhecimento desse mercado que cresce cada vez mais, o dia foi muito produtivo e vamos aplicar o que vimos em nosso e-commerce Cirúrgica Santa Bárbara o mais rápido possível.
A abertura foi com o jornalista Wiilian Waack apresentando os cenários econômicos e políticos: onde estamos e para onde vamos?
Algo que está quase impossível prever, pois a cada semana o Mercado muda e tudo está instável.
"Estamos diante de uma crise inédita e não sabemos o que pode acontecer."
A palestra do Caito Maia foi muito boa e com uma energia fantástica, falou do início da Chilli Beans e dos dias atuais.
"o quiosque da Chilli Beans é o grande diferencial, pois podemos testar com um custo muito baixo, diferente de uma loja dentro do shopping, existem pontos que temos o quiosque em um local e a loja em outro ponto do shopping"
O Caio falou uma frase que gosto muito, e que o professor e empreendedor Steve Blank sempre cita:
vá para a rua visitar...
Apresentou o vídeo abaixo e finalizou falando que devemos pensar em estar em todos os canais de vendas.
Realmente uma palestra muito motivacional para quem pretende empreender e inovar.
Ao longo do dia foram apresentados vários casos interessantes, técnicas e dicas que melhoram a performance do e-Commerce.
No link Digital Commerce é possível assistir várias palestras.
Realmente vale a pena assistir os vídeos.
Uma apresentação muito boa que tivemos foi da eBit, e que pode ser obtida no link abaixo:
Termino o post com a foto de uma palestra.
Vamos empreender e inovar!
Um abraço e fiquem com Deus.
quarta-feira, 28 de junho de 2017
Reforma da política já.
"Não existe democracia sem política. Não existe política sem debate." Paulo Skaf
Participei no dia 26 de junho de 2017 do Seminário Reforma Política Já
Foi um dia de debate sobre a necessidade de termos uma reforma na política.
Segue abaixo alguns trechos de pontos importantes discutidos pelos palestrantes:
Com cerca de 14 milhões de desempregados é importante revermos como estamos votando, como estamos cobrando nossos políticos e para onde vamos como país, como sociedade.
Há necessidade de mudanças nos sistema político brasileiro, todas reformas que estão no Congresso são importantes, mas a reforma política é mais importante para a retomada da democracia, temos que votar rápido até outubro para que tenha a validade já na próxima eleição de 2018.
O Jornalista Gerson Camarotti foi o moderador do dia e instigou vários debates com os convidados.
A sociedade está desencantada com o sistema político e surge a questão se o voto deveria ser obrigatório ou facultativo.
O advogado Fernando Neisser lembrou que há uma insatisfação em vários países onde o voto facultativo já está em vigor, lembrou de países da Europa que na primeira crise a população não se sentiram representados, disse também sobre a importância de organizar os partidos políticos e acabar com a distribuição de dinheiro público.
A advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro comentou sobre o presidente americano Donald Trump que teve uma quebra da representabilidade de seus eleitores.
O Chile experimentou a mudança do voto obrigatório para o facultativo e teve na ultima eleição uma abstenção de 64% nas urnas.
O professor Roberto Romano falou do desencanto quando se começa a falar de política no Brasil, mencionou que se a comunidade não tiver uma educação básica, principalmente em matemática, será difícil o eleitor saber a probabilidade entre um candidato ser melhor que o outro, ele citou um exemplo muito bom:
- O eleitor que consegue ver a probabilidade de votar no candidato e ganhar um presente pessoal mostra que ele tem uma educação muito básica.
- Se o eleitor consegue ver a probabilidade de votar no candidato que traz um beneficio para a sua cidade ou a sua região, já mostra um conhecimento maior em matemática e educacional maior.
- O ideal seria o eleitor se preocupar com a probabilidade do candidato conseguir resultados não somente para a sua região, mas para todo o estado ou todo o país, onde mostraria um nível mais avançado de educação do eleitorado.
Tivemos no período da tarde a participação de Gilmar Mendes ministro do STF e presidente do TSE, que proferiu uma palestra sobre o momento que estamos passando, reforçando das principais reformas que o Brasil passou nos últimos anos, que no próximo ano celebraremos 30 anos da constituição, comentou que dos 4 presidentes que foram eleitos desde 88, 2 deles tiveram seus mandatos reduzidos pelo impeachment.
Os governos foram negligenciando ao evitar as reformas políticas.
Ele reforçou que não existem outro modo de governar o país além da democracia e a política, o que é necessário é aprimorar o modo atual é preciso refletir sobre isso.
Deixou um recado para os jovens que não viveram a Ditadura, que devem entender que a democracia que vivemos hoje é algo que não podemos perder e devemos valorizar muito investindo toda energia útil na reforma política e que talvez essa seja a matriz de todas as reformas.
Foi um momento muito oportuno para os presentes entenderem um pouco mais das possibilidades que existem nas reformas que devem ser aprovadas.
Que Deus nos guie nesse Brasil!
Até o próximo artigo.
Nivaldo J Silva, Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do ecommerce CirurgicaSantaBarbara.com.br
sexta-feira, 16 de junho de 2017
O empreendedor corporativo
Será que todos necessitam abrir seu próprio
negócio ou podem ser felizes no próprio trabalho?
Acredito fielmente que nem todos devem
abrir seu próprio negócio, por vários motivos, e é isso o que vamos discutir
nesse artigo.
Para tocar um negócio próprio precisamos
ter muita dedicação de tempo, de recursos financeiros, de uma boa dose de visão
estratégica do negócio e de relacionamento com os players do ambiente
profissional em que está empreendendo. Posso ser um ótimo profissional técnico
e eficiente no que faço, no entanto, não querer arriscar em um novo negócio, ou
ainda querer aguardar um melhor momento para abrir seu negócio. A questão é,
devo ficar na empresa e fazer meu trabalho de uma maneira mais simplista,
fazendo somente o básico; ou devo ter um comportamento mais diferenciado e e
agir em algumas situações como se esse fosse meu próprio negócio?
Fico com a segunda opção; Ao trabalhar de
uma maneira muito ambiciosa querendo obter os melhores resultados, esta pessoa
estará testando suas ideias de gestão e se um dia abrir seu próprio negócio ela
não terá grandes dificuldades de aplicar o que já utilizava no seu dia a dia.
Geralmente o empreendedor corporativo tem
facilidade de trabalhar em equipe, de motivar seus colegas de trabalho, se
destaca pelo otimismo mesmo nas situações mais críticas, tem uma visão aguçada
para problemas difíceis, consegue ouvir a equipe em que está inserido e também
pensa nos vários departamentos da empresa.
Em algumas situações o intra-empreendedor (empreendedor
corporativo) surge quando uma crise se agrava na empresa e é necessário uma
liderança entre os colegas. Não estou falando do chefe necessariamente, mas de
um líder, aquele que guiará o time para passar esse momento crítico, que pode
ser da economia ou do ambiente de trabalho que não está indo bem.
Nas minhas aulas menciono que considero uma
empresa como se fosse um prédio, que a empresa não fez nada de bom ou de errado
para o cliente, que quem faz o correto ou surpreende o cliente é o profissional
que está em contato com o produto ou serviço, que são os colaboradores que
fazem acontecer e tornam a empresa um local para se trabalhar de forma
agradável ou difícil. Quando pensamos em focar na pessoa, teremos a
pessoa-cliente, a pessoa-colaborador, assim como outras pessoas no ecossistema
da empresa e que todos estão interligados.
O empreendedor corporativo consegue ver de
uma maneira mais eficiente toda essa ligação entre as pessoas e sugerir um
melhor atendimento ou uma dica ao colega de trabalho de maneira que o ambiente
fica melhor para se trabalhar.
Difícil? Talvez um pouco, mas não
impossível.
Termino o artigo dando algumas dicas que
podem ajudar a se tornar um empreendedor corporativo:
Participe de palestras.
Visite feiras
Leia mais sobre seu negócio, seu setor, seu
departamento, o site da endeavor é
uma ótima dica.
Seja otimista.
Leia mais livros.
Curta sua família.
Se preocupe com seu lado espiritual.
Converse menos e ouça mais.
Seja proativo quando solicitarem um voluntário
no seu setor para um serviço, até mesmo que seja em outra área.
Siga nas redes sociais pessoas relacionadas
a negócios, como por exemplo: Flavio Augusto, Bel Pesce, Marcos Hashimoto e
muitos outros.
Já tive situações que pensei estar sendo
atendido pelo dono da loja, pela forma prestativa da vendedora se portava, isso
certamente é uma característica muito boa dessa profissional. Por exemplo minha
irmã é coordenadora de uma grande escola de idiomas, e já houve situações onde
os pais dos alunos perguntaram se ela era sócia da empresa, pela maneira que
ela se portava e se preocupava com os detalhes. Eles ficaram surpresos quando
ela respondeu que não era sócia, mas que estava lá para fazer seu melhor.
Será que nós podemos fazer melhor, atender
melhor, ensinar melhor?
Fiquem com Deus e vamos nessa, sermos
melhores!
Até o próximo artigo.
Nivaldo J Silva, Mestre em Engenharia de
Produção pela UNIMEP, Professor Titular de Planejamento Estratégico e
Empreendedorismo na UNISAL, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor
do ecommerce CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog:
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