quarta-feira, 1 de novembro de 2017

As finanças do empreendedor.



O brasileiro vem empreendendo cada vez mais, no entanto, nem todos tem um plano de negócios. Por vezes acabam se perdendo e fechando o negócio nos primeiros meses ou no primeiro ano. Segundo o SEBRAE 76% das empresas não chegam a completar o terceiro ano.
O que vejo é uma postura do empreendedor misturando as contas da empresa com a pessoal, o que chamamos de: misturando CPF com CNPJ. Existem vários livros interessantes para ampliar o conhecimento das finanças que podem ajudar nesse ponto e outros.
O sonho do empreendedor é abrir seu negócio, pagar as contas, reinvestir no seu negócio, ganhar dinheiro para que ele possa se manter e ter uma vida saudável financeiramente.
Quando ele não consegue essa sequência, uma boa parte do seu tempo é gasta em pensamentos não produtivos. Sua energia é então drenada com preocupações e lamentações, como quando usamos cheque especial por exemplo, e na verdade toda essa energia deveria estar focada na gestão do seu negócio, na ampliação de redes de relacionamentos com parceiros.
Na elaboração de um plano de negócios muitas vezes é digitado um valor de pró labore, mas será que a empresa já está podendo ter essa retirada do empreendedor? Muito cuidado com os investimentos desnecessários no momento errado. Isso é que chamamos de TIME, o empreendedor deve ter uma boa noção do TIME exato para seus investimentos, quando deve acelerar ou quando deve frear.
Tente negociar com seu fornecedor para obter o melhor preço possível em prazos menores, tomando cuidado com o estoque. Cuide da imagem da empresa, ter o nome sujo no crédito vai dificultar o relacionamento com as instituições financeiras e novos fornecedores.
O conceito do Lean Startup trabalha muito na questão de testar, validar, de ter uma estrutura enxuta dentre outros pontos importantes para o empreendedor. Em uma palestra com Caito Maia, o fundador do Chilli Beans, ele contou que um teste para ele é usar os quiosques em um shopping para somente depois que tiver certeza que o movimento é bom poder abrir uma loja fixa, uma vez que o investimento do quiosque é bem mais baixo em relação à loja.
Outra dica que ouvimos muito é tomar cuidado com as projeções dos planos de negócios. É comum digitar a previsão de vendas de um novo negócio com um valor muito maior do que o real, ou usar o que gostaria de vender. Para isso, é importante ter uma projeção de cenários. Imagine um cenário otimista, um conservador e outro realista, utilize esses 3 cenários e simule a projeção de resultados do seu negócio, se o negócio vender muito, quais serão os resultados financeiros? e se ele não for assim tão bom como imaginava, o que será feito?
Invista no seu negócio para poder ter um bom padrão de vida, mas não tenha um bom padrão de vida antes de poder, isso irá prejudicar todo o planejado. Quando temos um faturamento na empresa, não significa que aquele dinheiro já pode ser utilizado pelos sócios, é necessário reinvestir na empresa, no estoque, ter um caixa.
Identifique as fraquezas e ameaças externas, alinhe com seus pontos fortes e oportunidades que o momento proporciona. É importante desenvolver um bom plano e ação da sua empresa. Estabeleça metas e desafios para seu negócio baseados nos objetivos estratégicos, alinhe bem com os indicadores e acompanhe de perto os resultados alcançados ao longo do mês, isso de maneira diária evitando chegar no último dia do mês e ver que não alcançou o resultado que tanto necessitava. Acompanhando diariamente é possível tomar decisões antes do final do mês, por exemplo algum investimento que iria ser feito, pode ser adiado para um outro momento.

O SEBRAE tem vários modelos de fluxo de caixa que ajudarão os empreendedores como pessoa física e também seus negócios.

Estamos em um momento muito oportuno para ampliarmos nossos conhecimentos, na internet encontramos muito material disponível e alguns sem custo, aproveite e vamos mudar essa estatistica de quebra das empresas.

Boas finanças para nós.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva,
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br/


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Corrida Run To Learn reúne mais de 600 pessoas

A Corrida Run To Learn, que aconteceu na manhã do último domingo, em Santa Bárbara d'Oeste, reuniu aproximadamente 600 pessoas de acordo com os organizadores. 
Os primeiros colocados foram premiados com troféus e os demais receberam medalha de participação. A premiação principal e atrativa foi uma viagem para a Cidade do Cabo, para intercâmbio de 30 dias, onde a ganhadora terá a chance de correr na Two Oceans, uma das maratonas mais maravilhosas do mundo.
A Cirúrgica Santa Bárbara foi uma das patrocinadoras da corrida. Consideramos que o incentivo e apoio aos eventos que promovem interação social e estímulo à prática de esportes são importantes e cabe à nós como empresa consciente a adesão às parcerias. A Welmy cedeu uma balança modelo W200M que ficou à disposição dos participantes todo o tempo.

Como participante parabenizo os organizadores pela organização e promoção do evento. Desde a escolha do local até o percurso tudo detalhadamente bem planejado.
Agradecemos ao Edvaldo Fernando Furlan, e a WEnglish pela confiança e parceria e a todos os participantes. Parabéns aos ganhadores! 


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Maratona Valor PME 2017 – Líderes Inspiradores

Na terça-feira, 17 de Outubro, aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, a Maratona Valor PME 2017. O intuito do evento é o compartilhamento de experiências de grandes líderes empreendedores, que incentivam e motivam nossa jornada de negócios.
A equipe Cirúrgica Santa Bárbara marcou presença, e citamos alguns pontos importantes das palestras.


Iniciamos com o palestrante Eduardo Kyrillos, CEO do Icomm Group (Shop2gether e OQVestir), que pontuou algumas questões das atividades de um e-commerce. Suas experiências e conhecimento foram de grande valia, visto que atuamos no mesmo segmento e, portanto, identificamos dificuldades e oportunidades semelhantes tomando como base os processos do comércio eletrônico no Brasil. Desde a fundação da Shop2gether que o cenário vem mudando constantemente, o que o levou a identificar as oportunidades com base nas necessidades dos clientes e capacidade de atendimento de seus fornecedores, ampliando seu negócio. Eduardo também nos relatou sobre a recente fusão com a OQVestir, anteriormente sua maior rival no segmento, que agora unem forças no Icomm Group. A história inspiradora de Eduardo nos leva a refletir sobre os ensejos do mercado, que uma vez identificados podem nos levar a alcançar diferenciais nas projeções de crescimento no mercado.

Na sequência, Luis Gonçalves, presidente da DELL EMC Commercial no Brasil, discorreu sobre os serviços da prestados pela empresa, bem como a importância de usar a tecnologia à favor dos negócios, já que o avanço tecnológico e inovação digital nos tempos atuais é enorme. 






Fernando Scherer, o xuxa, nos emocionou com sua história de superação e persistência, não só no esporte como também no empreendedorismo. Entre suas principais conquistas na equipe brasileira de natação estão duas medalhas olímpicas, dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e alguns recordes. Por muitas vezes lesionado e sentindo dores não desistiu de seus objetivos. Atualmente 
Fernando Scherer é empresário de atletas e possui negócios em outros ramos, como uma academia localizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis e a Hammerhead, fabricante de produtos para natação. Fernando lidera seus negócios de maneira inovadora, assim fez da Hammerhead uma marca reconhecida por seus valores, sua integridade e seu amor ao esporte, algo que xuxa define como essencial nos negócios: o fazer com amor. 



Adriana Miglorancia, sócia fundadora da Nutty Bavarian, nos orientou sobre modelos de franquias que de fato funcionam. Ela ressalta a importância de novos franqueados estarem totalmente cientes dos processos do negócio. Para ela, entender profundamente os pontos positivos e negativos das atividades nos quiosques e estar disposto à realiza-las com destreza é chave fundamental para o sucesso do franqueado, algo que Adriana dá muita importância.



Seguindo a programação, mais uma empreendedora de sucesso com franquias: Cleusa Maria da Silva, idealizadora da Sodiê Doces. Aplaudida de pé pela plateia, ela nos encorajou com sua história de mulher guerreira e sonhadora, que mesmo em meio às adversidades não desistiu. Vinda de uma família extremamente humilde, Cleusa zela muito pela ética nos negócios. Sua forma de conduzir à levou ao sucesso. 


No período da tarde, retornamos ansiosos para conhecer a trajetória de Marcelo Cesana, presidente da Frooty Brasil, maior empresa de açaí processado do país. Marcelo nos relata sua grande dificuldade nos primeiros anos de produção, fase que muitos empresários já passaram. Mudanças de cenário, dificuldades na produção, entre outros fatos fizeram com que ele tomasse medidas alternativas mudando o produto oferecido, que antes era sorvete. A demanda pelo açaí veio repentinamente e ele logo identificou a oportunidade. A estrutura da empresa nesse momento facilitou sua entrada para o mercado, que hoje continua em expansão. 



Mediado por Camilla, da Endeavor , participaram juntos de um painel: Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr. Consulta e Bruno Balbinot, fundador e CEO da Ambar, relatando sobre suas principais dificuldades no início de seus empreendimentos. Atuando em ramos diferentes, concordam que a falta de foco é a principal vilã na assertividade de um negócio. É preciso focar em um produto ou serviço específico para que haja imersão na vivência desse mercado, amenizando assim possíveis erros e falhas.


Arrojado e otimista, Bob Wollheim, head of digital do Grupo ABC, nos intrigou com algumas provocações, assim denominadas por ele, com intuito de nos levar a pensar de forma diferente tendo em vista a crise que enfrentamos em nosso país. Bob destacou as vantagens e benefícios da valorização da cultura brasileira, algo que o brasileiro deixa a desejar por muitas vezes, levando em consideração a cultura de que tudo que “vem de fora” é melhor. Adaptar as ideais de acordo com nossa cultura e pensar positivo é um dos segredos para alcançar o sucesso.


Flávio nos deu uma injeção de motivação no empreendedorismo. Apresentou conceitos e hábitos com finalidade de nos levar a analisar nossas ações baseado em pesquisas recentes. Destacou os três principais motivos que incentivam o empreendedorismo, sendo eles, o financeiro, a realização profissional e pessoal e a liberdade, bem como as três características mais importantes: visão, coragem e competência.



Cada palestrante trouxe fatos relevantes de sua trajetória, como suas fraquezas, erros e acertos, visão, superação e como lidaram em cada circunstância. Podemos observar algo em comum entre eles: a fé. Todos falaram sobre a crise existente em nosso país, mas também relataram a importância de não deixar de acreditar e batalhar para um lugar melhor, sem se deixar abater pelas dificuldades, pois elas sempre existirão.
Em tese, vemos um Brasil de sonhos, de potencial, de pessoas com ideias e ideais incríveis e é nesse Brasil que devemos viver. Fica aqui o nosso aprendizado: empreender é fazer muito com pouco.

Vamos em frente! 

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Palestra Empreender e Superar.


Palestra sobre empreendedorismo que apresentei na UNISAL Americana no projeto InPulso. Abordei vários pontos importantes que os empreendedores devem estar atentos.

 As oportunidades.
 As tendências do mercado.
 O futuro dos carros elétricos e a Tesla.
 Energia fotovoltaica.

 Apresentei o caso da Incubadora de Santa Bárbara d'Oeste José João Sans.


 

Fiquem com Deus e vamos adiante.
Até o próximo post.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, 
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A pequena empresa, ainda cresce!


As pequenas empresas não têm muitos incentivos para crescer no Brasil, a questão tributária atrapalha bastante as que estão tentando crescer no mercado, nem todas possuem a “sorte” de ter acesso ao BNDES, que oferecem linha de credito com menor taxa de juros somente para as escolhidas pelo governo, muitas vezes questionado se realmente necessita de linhas de fomentos para as empresas grandes que já possuem muitas opções de linhas de credito, situação oposta das de pequeno porte, as quais restam as linhas de crédito dos Bancos Privados com taxas abusivas.  

As pequenas empresas não têm muitos incentivos para crescer no Brasil. A questão tributária atrapalha bastante as que estão tentando crescer no mercado e, nem todas possuem a “sorte” de ter acesso ao BNDES que oferecem linha de credito com menor taxa de juros somente para as escolhidas pelo governo.

Mesmo com toda dificuldade as empresas de pequeno porte se esforçam para sobreviverem nesse cenário critico economicamente. Segundo dados do SEBRAE as micro e pequenas empresas representam cerca de 98% da economia nacional, somente em Santa Bárbara d´Oeste são 94,5% de empresas ativas desse porte. Essas empresas são responsáveis pela geração de emprego e necessitam da atenção do governo e das instituições. Elas conseguem ir na contramão do mercado e estão gerando empregos mesmo na crise.

Algumas ações simples podem ajudar essas empresas crescerem, de acordo com várias pesquisas alguns pontos importantes são:
  • Tomar muito cuidado com o fluxo de caixa; não misturar conta da pessoa física com a conta da empresa;
  • Visitar feiras de negócios e congressos, para fazer seu networking;
  • Participar de entidades de classe;
  • Elaborar um plano estratégico para os próximos anos;
  • Sair mais para a rua, ou seja, visitar mais seu cliente, entender como funciona todo o processo de relacionamento com o produto ou serviço que você está oferecendo;
  • Desenvolver parcerias com os fornecedores;
  • Desenvolver parcerias com universidades ou escolas técnicas; Assim como visitar e conhecer melhor o SENAI para uma aproximação em relação ao seu negócio.
  • Criar um site da empresa. Existem opções com custo bem reduzido onde o próprio usuário cria um site básico e consegue editar todo o conteúdo.
  • Ao criar o site, é oferecido uma conta de e-mail profissional; Sempre que puder utilizar um e-mail profissional, não fique com o Gmail ou outros que profissionalmente não são bem apresentáveis.

É importante estar aberto para rever processos e conceitos para melhorar a produtividade, sejam dicas simples ou mais complexas, nesse momento tudo vale para manter o cliente e conquistar novos.
Uma experiencia boa na cidade de Santa Bárbara d´Oeste é a Incubadora de empresas, um espaço onde os empresários recebem o apoio de várias entidades para crescerem no ambiente profissional.
 Vale a pena conhecer.

Estamos em uma nova era nos negócios, muita coisa mudou. A maneira de relacionamento com os clientes, com seus parceiros e toda a sociedade. As empresas de pequeno porte têm a vantagem de serem mais ágeis na adaptação desse novo mercado, onde todos estão conectados.

A evolução da informática e da internet está a favor das pequenas empresas, oferecendo muitas opções com custo baixo ou até mesmo gratuito. Veja o caso do armazenamento de dados na nuvem, onde o empreendedor pode acessar suas informações de qualquer lugar, isso é uma comodidade que facilita para agilizar seu trabalho. Claro que é necessário estudar muito sobre o que está acontecendo no seu setor, no seu mercado. Não fique de fora, faça acontecer e vamos mudar esse país. Utilize as vantagens de ser pequeno a seu favor, seja eficiente e rápido nas mudanças necessárias.

Fique atento as oportunidades que podem surgir mesmo na crise.

Um abraço e até o próximo artigo.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

A ambição nos negócios


A ambição está para a ganancia igual a admiração está para a inveja. Ainda assim é algo que devemos buscar, mas ao mesmo tempo controlar para não ir além do limite. Pois ter ambição é algo bom, já a ganancia não. A admiração por alguém é recomendada nos negócios, ter um profissional de sucesso que você admire é muito positivo. Já a inveja deve ser evitada a qualquer custo, pois só vai trazer infelicidade para seu negócio.

Nos negócios uma boa dose de ambição é o que diferencia um empreendedor de sucesso de outro que não vence na vida, apenas paga suas contas e não arrisca. O que nos faz ir além dos nossos limites é a ambição de vencer na vida, a vontade de conquistar as metas estabelecidas e até mesmo ultrapassa-las, a nossa fonte de inspiração para os desafios do dia a dia, é ter aquele desejo de sucesso.

Quando estabelecemos nossa meta profissional, temos que dividir pelos dias úteis e pensar, o que faremos na próxima segunda-feira de diferente para alcançar aquele objetivo, quando temos uma equipe, é necessário passar a todos a importância desse valor a ser alcançado e estabelecer juntos ações táticas para atingir o resultado proposto. Por exemplo, um mês tem em média 21 dias úteis, sendo assim a meta total será dividida pelos 21 dias e já no primeiro dia útil é importante que alcance ou ultrapasse a meta.

Em uma viagem na China eu tive a oportunidade de visitar um ponto turístico muito famoso próximo de Beijing em Mutianyu, a Muralha da China. Chegando próximo dela percebi como era imponente e alta, os carros devem ficar nos arredores, de maneira que só poderia subir a pé, ou de teleférico. Resolvi ir a pé, ao olhar para cima, pensei – onde fui me meter, como conseguirei subir tudo isso?! Mas fui pouco a pouco, e depois de 1 hora eu já estava lá no alto e pensei – nossa que bonito! Mas tem que andar tudo isso? Ao olhar ao redor vi que se quiser ir até o outro ponto de visitação tem que subir e descer vários degraus.

É claro que tinha que andar tudo, pois é uma muralha construída em um terreno íngreme e todo irregular, com degraus de diferentes alturas, tudo para dificultar a vida do inimigo. Alguns consideram um passeio de muito esforço físico.
Com esse exemplo da Muralha da China podemos pensar que se fosse fácil, não teria graça e não estaria nesse artigo como exemplo de meta e de objetivos.

Voltando na questão de ambição, podemos dividí-la em várias metas. Por exemplo a sua ambição pode ser vencer na vida, e para isso será necessário um bom salário. Para obter um bom salário é necessário estudar ou se dedicar ao seu negócio. Para fazer tudo isso acontecer, surge uma pergunta:
O que você fará de diferente na próxima segunda feira afim de seguir no caminho da sua meta do mês? Do ano? Da vida?
Se sua meta é apenas subir em uma muralha, inicie pelo primeiro degrau, não fique ali parado olhando para cima enquanto várias pessoas passam por você e seguem adiante.

Gosto muito do empreendedor Flávio Augusto e, outro que iniciei recentemente a leitura sobre seus livros, o Paulo Vieira. Os dois são categóricos ao afirmar que não devemos ficar somente reclamando, vamos para a ação.
Em relação aos autores, pesquise na internet sobre eles, existem vários vídeos no Youtube com palestras que ajudarão sua determinação para aumentar sua ambição.

Fiquem com Deus e vamos adiante.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: NjSconsultoria.blogspot.com.br.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O bom Humor nos negócios




Será que um sorriso ajuda nos negócios?

Recentemente ganhei uma camisa de presente de aniversário, como o tamanho era grande, precisei ir trocar na loja, que é de boa referência na cidade por sinal. Chegando lá uma vendedora me atendeu, digamos que não com o melhor sorriso (na verdade não sorriu nada); talvez por já ter visto eu entrando com uma sacolinha da loja, e percebido que era uma troca. Ela fez a troca e não ofereceu nada a mais, não ofereceu água, um café, não perguntou se eu conhecia a loja. Como eu nunca tinha entrado na loja, seria uma ótima oportunidade para conhecer as roupas masculinas que eles vendem. Ou seja, perdeu uma grande oportunidade.

Uma loja investe em marketing um valor considerável, mas não cobra da sua equipe para atender bem o cliente, vejam que um sorriso poderia ter feito uma grande diferença. Pequenos gestos fazem toda a diferença nos negócios. Como empreendedor, penso em atender bem o cliente, em treinar a equipe, em sair para a rua onde está acontecendo os negócios.
Quantas vezes chegamos em um estabelecimento e esquecemos de falar bom dia, boa tarde, boa noite, ou na hora de sair de agradecer com um simples “obrigado”, palavras simples.

O mercado é instável, em vários momentos tivemos crise econômica, e elas passaram, tenha fé que os negócios vão melhorar, mas também faça a sua parte. Verifique se sua equipe está atendendo bem, se é possível melhorar em algum processo, em ter um atendimento excelente. Sim excelente, porque o cliente atualmente está conectado com as mídias sociais e é possível comparar seu produto ou seu serviço com seus concorrentes em uma velocidade nunca vista, além dos comentários que podem ser feitos e prejudicar seu negócio.

A internet mudou toda a maneira de se relacionar com o cliente. É comum utilizarmos o celular enquanto estamos comprando um produto na loja, seja para enviar a foto para um amigo ou parente, ou até mesmo avaliar a loja no Google.

Não podemos esquecer o senso de humor do ambiente de trabalho. Eu já trabalhei em empresas onde o ambiente era muito pesado, e em outras onde a energia era muito carregada.
Sempre digo que uma empresa é feita de tijolos, paredes, e que ela não necessariamente faz nada de errado e não atende mal. Por exemplo, quando alguém reclama de uma empresa, fala que não gosta daquele estabelecimento ou produto, mas na verdade quem fez um atendimento ruim foi algum funcionário. Não conheço nenhum empreendedor que abre seu negócio pensando em prejudicar o cliente, e com isso acredito que o que faz a diferença é a equipe, os colaboradores, a chefia, o diretor da empresa, ou seja, são as pessoas que estão ali naquele momento.

Acredito que somos responsáveis pela vida que levamos. O pensamento negativo, de uma maneira intensa no seu dia a dia, vai acabar contaminando o ambiente e diminuindo a possibilidade de sucesso do seu negócio.

Otimismo ajuda muito, pense positivo e vamos à ação. Vamos contagiar nosso ambiente de trabalho, nossos amigos, vizinhos e principalmente nosso lar.

E aí como está o seu humor hoje?

Tenha bons negócios e que Deus nos acompanhe.
Até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor