Boa noite.
Muitos dizem que o ano somente se
inicia depois do Carnaval, então para aqueles que voltaram a ativa hoje: Feliz
Ano Novo.
Temos muito a fazer durante esse
ano, vários desafios e oportunidades que surgirão para aqueles que estiverem
preparados.
A oportunidade passa a frente
daqueles que não conseguem enxergar ou agarra-la, ao mesmo tempo que os
Empreendedores conseguem anteceder e agarrar as melhores oportunidades.
O que
sobra para quem não acredita? Falar: Aquela pessoa teve sorte na vida...
Continuando na ideia de divulgar
um livro de negócios, nessa semana indico o INTRA EMPREENDEDORISMO: Conceitos
& Práticas. Uso para complementar as aulas sobre o Empreendedor
Corporativo, além de ter uma leitura fácil e com uma boa referência bibliográfica, o que possibilita aprofundar no assunto.
O Autor José Guilherme Said fala:
Em um mercado cada vez mais dinâmico, as empresas passaram a investir tempo e recursos na implantação de ambientes que estimulassem o intra empreendedorismo.
É fato que ainda temos muito para melhorar. O mercado de
trabalho está competitivo e a empresa tem que prestar atenção em todos os
detalhes, incentivar as novas ideias, utilizar a pergunta básica do método CANVAS, What
if? E se?
Estendendo um pouco mais esse post, coloco abaixo um texto interessante do livro que acabo de citar.
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
"Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de ".
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre. Afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não. Só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto."
Autor desconhecido
Fica a dica... Até a próxima, fiquem com Deus!
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