Dando
continuidade ao artigo anterior, o qual apresentei as vantagens de vender
online, neste vamos detalhar um pouco os processos envolvidos em um negócio
online.
Na última
palestra que assisti, o pessoal da B2W reforçou que no Brasil 5% das vendas são
realizadas no ecommerce, nos EUA são 12 % e 20% na China, isso mostra o
potencial que existe no mercado.
O mais interessante, depois de algumas semanas em outro evento sobre ecommerce do Mercado Livre, olha só as mesmas informações. Vale a pena já pensar em 2019, segue o link mercadolivreexperience.com.br
Uma vez
estabelecida a plataforma que será comercializado os produtos, é importante
desenvolver ao mesmo tempo os seguintes pontos.
Fornecedores
– é muito importante ter uma parceria boa com os fabricantes ou distribuidores
que consigam atender de maneira rápida, em primeiro momento é ideal trabalhar
com fornecedores os quais tenha contato, que já conheça o mercado. Quando o
negócio estiver já desenvolvido, pode-se buscar outros fornecedores que não
seja do ramo que tenha muito conhecimento. É válido utilizar o network para
desenvolver estas parcerias, principalmente os que estiverem próximos da sua
cidade, o que facilita a muito o dia a dia. Recomendo visitar feiras setoriais
para conhecer novos fornecedores.
Transportadora
e correios – o principal agente de transporte no Brasil é a empresa Correios,
um contrato com uma agencia franqueada pode ajudar muito o seu negócio, no
entanto, alguns produtos não são entregues por eles devido tamanho, peso ou
outra especificação, sendo assim, as transportadoras são a solução para o envio
das mercadorias vendidas. Temos na região de campinas as principais
transportadoras, o que precisa se observar é se ela entrega em todo o Brasil ou
apenas em alguma região, se possui código de rastreio, se ela disponibiliza
cotação online, finalmente como é realizada a migração com plataformas de
ecommerce, algumas ainda não possuem essa opção, o que dificulta muito o dia a
dia.
Equipe – como
toda empresa, o ecommerce necessita muito do fator humano, as pessoas que
trabalham farão toda diferença para o sucesso do negócio. No início pode ser
somente o próprio empreendedor, quando as vendas aumentarem será necessário uma
equipe, com isso vem toda as exigências trabalhistas e de liderança. Na questão
trabalhista o escritório contábil pode ajudar muito, já no âmbito de liderança
é de extrema importância o próprio dono do negócio e passar o seu ritmo de
trabalho para a equipe.
Site – o
visual do site é a vitrine do ecommerce, o cliente utiliza das informações que
estão ali contidas para tomar a decisão de compra ou não. Vários especialistas
aconselham seguir alguns sites como referência para ter como exemplo a ser
seguido na sua loja online. Aqui cabe a analise se terá o apoio de uma agencia
de publicidade ou um profissional interno com experiencia nesta área.
Local de
trabalho – ter um ecommerce necessita ter um espaço para trabalhar, no início
pode ser na própria casa, ou em uma sala comercial de pequeno porte, muitos
ecommerce necessitam ter em estoque os principais produtos que vendem, para
isso é importante o armazenamento correto dos produtos, o que será difícil
conseguir crescer se continuar home office.
Ainda temos
muito a discutir sobre eCommerce, nos próximos artigos aprofundaremos outros
temas relacionados a anúncios de produtos e aos marketplaces.
Fiquem com
Deus e até mais.
Um abraço.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara
d´Oeste,
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