sábado, 26 de janeiro de 2019

A Bolha



Ultimamente participei de vários workshops e palestras voltadas para marketing digital e ecommerce, a princípio não percebi que estava entrando na bolha do online, mas veja que interessante.

Funciona assim, você participa de um evento, logo seu e-mail fica cadastrado na lista de e-mails dos organizadores e parceiros, em alguns casos no mesmo dia já começa a receber e-mail e mensagens sobre o assunto.  No Instagram por exemplo, você segue uma pessoa e ela menciona outra referência em determinado assunto e pronto, você já estará seguindo mais um influenciador e terá mais Stories para ver, e mais arrasta pra cima e alguns citam outros influenciadores, algo que se deixarmos não tem fim.

Não vejo problema nisso, a única questão é que devemos nos planejar bem para não ficar em um circulo vicioso de seguir, seguir e seguir um assunto e influenciadores e não executar. Gosto muito do Thiago Concer, um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil, em um treinamento que participei ele finalizou com um exercício onde escrevemos o que faríamos logo na segunda feira. Isto para não correr o risco de ficarmos apenas empolgados e não colocarmos em prática o que ouvimos.

Voltando na questão da bolha, é comum ouvirmos pessoas que seguem uma nutricionista, outro uma personalidade, outra por estar grávida segue tudo que tiver relação sobre gestação, parto e decoração para o quarto do bebê que está para chegar. É um efeito de grupos que pensam parecido e sempre discutem os mesmos assuntos.

Nos negócios é importante dividirmos um pouco esta imersão dos assuntos, como empreendedor não podemos esquecer dos departamentos de uma empresa, não pode ser tudo marketing, nem tudo vendas, e como ficaria o financeiro? como fica a gestão de equipe? Principalmente pela questão do empreendedor ter geralmente uma equipe enxuta, isto para não dizer pequena, com apenas um sócio em muitas vezes, o que já complementaria a abrangência dos negócios.

É importante para o inicio do negócio a empresa encontrar seu foco do que é excelente, do que conhece mais e com isso encontrar esta bolha de especialistas e aproveitar todo conhecimento e discussão que existe na internet, no Instagram, no YouTube e outros meios das redes sociais. Também é estrategicamente vital estar atento ao que está ocorrendo em outros mercados, e para isso, gosto muito de sugerir a visita nas feiras, em São Paulo tem feira toda semana de segmentos distintos, nestes eventos com toda certeza encontraremos oportunidades, sairemos com novas ideias, trocaremos cartões com outros profissionais do mercado e quem sabe podendo gerar negócio.

Novamente ao participar de novas feiras, receberá novas mensagens dos organizadores e parceiros, mas não tem nada de mal nisto, nós é que devemos selecionar o que iremos seguir. Claro que a tecnologia dos aplicativos utilizam algoritmos que detectam nossos movimentos, nossos hábitos e sugerem notícias, matérias, e através do Google Ads por exemplo seremos bombardeados de anúncios relacionados ao assunto que mais acessarmos. É importante vivermos uma versão mais balanceada do que é sugerido para nós na internet.

Com toda certeza muitos novos influenciadores me ajudaram indiretamente a obter mais conhecimento sobre áreas que eu nunca teria acesso, livros que nunca compraria, e palestras que também não assistiria antes de aceitar suas sugestões. Este é um assunto bem longo e voltaremos a discutir um pouco mais em outro artigo.

Um abraço e vamos que vamos pra cima.

Que Deus nos abençoe.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br

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