Ultimamente participei de vários workshops e palestras
voltadas para marketing digital e ecommerce, a princípio não percebi que estava
entrando na bolha do online, mas veja que interessante.
Funciona assim, você participa de um evento, logo seu e-mail
fica cadastrado na lista de e-mails dos organizadores e parceiros, em alguns
casos no mesmo dia já começa a receber e-mail e mensagens sobre o assunto. No Instagram por exemplo, você segue uma
pessoa e ela menciona outra referência em determinado assunto e pronto, você já
estará seguindo mais um influenciador e terá mais Stories para ver, e mais
arrasta pra cima e alguns citam outros influenciadores, algo que se deixarmos
não tem fim.
Não vejo problema nisso, a única questão é que devemos nos
planejar bem para não ficar em um circulo vicioso de seguir, seguir e seguir um
assunto e influenciadores e não executar. Gosto muito do Thiago Concer, um dos
maiores palestrantes de vendas do Brasil, em um treinamento que participei ele
finalizou com um exercício onde escrevemos o que faríamos logo na segunda
feira. Isto para não correr o risco de ficarmos apenas empolgados e não
colocarmos em prática o que ouvimos.
Voltando na questão da bolha, é comum ouvirmos pessoas que
seguem uma nutricionista, outro uma personalidade, outra por estar grávida
segue tudo que tiver relação sobre gestação, parto e decoração para o quarto do
bebê que está para chegar. É um efeito de grupos que pensam parecido e sempre
discutem os mesmos assuntos.
Nos negócios é importante dividirmos um pouco esta imersão
dos assuntos, como empreendedor não podemos esquecer dos departamentos de uma
empresa, não pode ser tudo marketing, nem tudo vendas, e como ficaria o
financeiro? como fica a gestão de equipe? Principalmente pela questão do
empreendedor ter geralmente uma equipe enxuta, isto para não dizer pequena, com
apenas um sócio em muitas vezes, o que já complementaria a abrangência dos
negócios.
É importante para o inicio do negócio a empresa encontrar
seu foco do que é excelente, do que conhece mais e com isso encontrar esta
bolha de especialistas e aproveitar todo conhecimento e discussão que existe na
internet, no Instagram, no YouTube e outros meios das redes sociais. Também é
estrategicamente vital estar atento ao que está ocorrendo em outros mercados, e
para isso, gosto muito de sugerir a visita nas feiras, em São Paulo tem feira
toda semana de segmentos distintos, nestes eventos com toda certeza
encontraremos oportunidades, sairemos com novas ideias, trocaremos cartões com
outros profissionais do mercado e quem sabe podendo gerar negócio.
Novamente ao participar de novas feiras, receberá novas
mensagens dos organizadores e parceiros, mas não tem nada de mal nisto, nós é
que devemos selecionar o que iremos seguir. Claro que a tecnologia dos
aplicativos utilizam algoritmos que detectam nossos movimentos, nossos hábitos
e sugerem notícias, matérias, e através do Google Ads por exemplo seremos
bombardeados de anúncios relacionados ao assunto que mais acessarmos. É
importante vivermos uma versão mais balanceada do que é sugerido para nós na
internet.
Com toda certeza muitos novos influenciadores me ajudaram
indiretamente a obter mais conhecimento sobre áreas que eu nunca teria acesso,
livros que nunca compraria, e palestras que também não assistiria antes de
aceitar suas sugestões. Este é um assunto bem longo e voltaremos a discutir um
pouco mais em outro artigo.
Um abraço e vamos que vamos pra cima.
Que Deus nos abençoe.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara
d´Oeste,
diretor do
e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br
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