Recentemente participei de uma
palestra sobre ecommerce e o palestrante Alex Moro, um especialista do mercado,
comentou do projeto que ele tinha lançado chamado De 0 a 30K.
A ideia é iniciar um ecommerce
gastando quase nada, e tendo como alternativa iniciar as vendas de produtos
usados e que não sejam mais utilizados em casa.
Eu saí de lá e fiquei imaginando
o que poderia fazer. Como já trabalho com ecommerce na LuGui, teria que ser algo
separado e em horário de folga. Quando cheguei em casa, conversei com a família
e surgiu a proposta de vendermos roupas usadas e eletrônicos que não
utilizávamos mais.
Com o envolvimento dos filhos
Guilherme 13 anos e a Luísa com 11 anos, lançamos a Milu Modas, inicialmente
colocamos vários produtos para serem vendidos no Mercado Livre. Esta plataforma
é a maneira mais rápida e econômica inicialmente, as primeiras 10 vendas de
produtos usados não têm custo nenhum e após isso só paga a comissão somente quando
ocorre a venda.
Logo após vender os primeiros
itens foi a hora de dar um toque profissional, criamos a conta no Instagram,
lançamos um site próprio com logo, também iniciamos as vendas no aplicativo OLX
e no Enjoei.com.
As tarefas ficaram divididas da
seguinte maneira, todos ajudaram a separar os produtos, depois tiramos fotos, o
Guilherme ajudava a recortar e tratar a foto no Google fotos e a Luísa ajudava
a escrever a descrição de cada produto. Também houve pesquisa de mercado, pois
não adianta querermos vender um produto a um preço alto se todos os
concorrentes estarem vendendo a um preço inferior, assim como o contrário, se o
mercado permite vender com um valor maior, ótimo, vamos aproveitar.
Aprendemos um pouco mais sobre fotos no evento da B2W Sellers Day.
Colocando em prática e tirando foto dos produtos com nosso Pop Up Studio - o qual eu recomendo muito, principalmente para produtos pequenos.
Brincando com a cachorrinha Katy e tirando foto dela também.
Depois de cadastrados todos os itens,
chegou a hora de responder as perguntas, o Guilherme ficou com a conta do
mercado livre no seu celular e a Luísa com a conta do OLX e Enjoei. Claro que
eu e a minha esposa acompanhávamos de perto e dávamos um suporte na maior parte
do tempo, pois, a prioridade dos filhos é o estudo, mas ter a noção de
empreendedorismo, canais de vendas, precificação, campanhas de marketing, e
logística, não tem preço. Principalmente pelo aprendizado ser na prática e não
na teoria somente.
A ideia foi boa e logo eles se
interessaram em buscar mais produtos para vender, a Luísa separou alguns livros
que já fazia tempo que tinha lido, e ficou feliz de ver que logo vendeu, o
Guilherme separou uma chuteira Nike que estava bem conservada a qual saiu muito
rápido. O interessante neste ponto é observar que desde o primeiro cliente já
deve ser definido qual serão os valores e os princípios da sua empresa, se o
produto tem um defeito, tem que ser destacado na foto ou na descrição, pois,
não adianta querer enganar ninguém. Hoje o cliente tem o empoderamento, ele tem
uma voz muito mais forte do que anos anteriores, e acreditem, algumas empresas
grandes ainda não aprenderam esta lição.
Participo de muitos eventos em
São Paulo voltados para ecommerce, e sempre tiro foto e compartilho para a
família, isto para eles ficarem atentos ao que está acontecendo com o mercado.
Acreditamos que com isso eles serão pessoas mais atentas as mudanças,
profissionais com a mente mais aberta a ideias e inovações. Utilizamos desde o
primeiro dia o conceito de startup, “feito é melhor que perfeito”. Sem dúvida
que aprendi muito com eles, principalmente as funcionalidades das redes sociais
e a melhor maneira de escrever para o público jovem.
Escrevi um artigo em 2016 falando
sobre empreender com os filhos, e fico feliz de escrever outro artigo alguns
anos depois sobre o mesmo tema e ver como estamos evoluindo neste projeto
chamado família.
Sabemos que não adianta
pressionar os filhos para um caminho profissional, eles vão ser o que desejarem
ser, ensinar empreendedorismo a eles com certeza é a melhor maneira deles terem
sucesso pessoal.
Fiquem com Deus e vamos com tudo
para o sucesso destes jovens.
Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara
d´Oeste,
Incluirei algumas fotos no blog
www.empreenderEsuperar.blogspot.com.br
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