terça-feira, 15 de março de 2016

Em quem você se espelha? Profissionais que se destacam...


No último artigo escrevi falando que me espelho no meu pai e na minha mãe, e então algumas pessoas perguntaram: e profissionalmente? Sendo assim vamos pensar em alguém dinâmico, agressivo, enérgico, empreendedor no âmbito profissional. Dentre vários exemplos de empreendedores, artistas, filantropos que podemos observar como modelos de profissionais, é importante restringirmos nossa busca em alguém mais próximo à nossa realidade. O Brasil é um polo de profissionais de referência. Muitas vezes nos espelhamos em um empresário do bairro, alguém que possui um pequeno negócio e com a renda desse estabelecimento consegue formar a filha na faculdade, por exemplo.
Temos também sempre algum parente que conseguiu se formar em uma boa universidade e ir trabalhar em uma grande empresa, depois de vários anos de dedicação ele alcança o posto de diretor. Nesse exemplo podemos observar a resiliência dessa pessoa e a dedicação ao trabalho, principalmente para a geração Y, imediatista, que tem dificuldades em aguardar os resultados que virão em alguns anos; eles querem o resultado em alguns meses.






Àqueles que estão mais antenados, mencionar o Flávio Augusto da Silva, criador da escola de idiomas Wise UP, da Geração de Valor e sócio proprietário do time de futebol Orlando City faz muito sentido. Trata-se de uma pessoa inspiradora e que nos últimos anos tem trazido conteúdos em diversos formatos para ajudar as pessoas a sair de sua zona de conforto e a arriscar no mundo do empreendedorismo. Outro exemplo, Bel Pesce ou a Menina do Vale, que também traz em suas publicações, palestras e livros centenas de mensagens e oportunidades de aprendizado. Podemos aprender muito navegando em seu site, assistindo seus vídeos e participando dos cursos oferecidos na FazInova. Ambos integram a lista dos brasileiros mais influentes e dedicados a disseminar ações inovadoras. Citando o Flavio Augusto: é preciso pensar fora da caixa. Outros exemplos são:
Érico Rocha - especialista em Marketing digital, é um exemplo de profissional que muitas empresas acompanham e contratam. Apaixonado por empreendedorismo, traz em seu site diversas dicas para quem quer começar a empreender.



Abílio Diniz - fundador da rede Pão de açúcar, também é um exemplo forte de empreendedor, visionário e filantropo.
Particularmente gosto da carreira empreendedora dos autores Marcos Hashimoto, Marcelo Nakagawa e José Dornelas. Eles escrevem muito a respeito de empreendedorismo, uma motivação para quem está iniciando seu negócio próprio. Sempre aproveito os artigos dos blogs desses autores para debater sobre negócios.
Fique atento e identifique quem você se espelha profissionalmente, com certeza encontrará algumas pessoas. Vá além das redes sociais, aprofunde-se nos assuntos que lhe inspiram além do 'seguir' e curtir.




Ser um espelho normalmente não exige receita pronta, e acontece pelas ações tomadas por pessoas comuns, que a partir de seus resultados tornam-se modelos a serem seguidos. Comportamentos, atitudes, respeito e ética são características que influenciam pessoas positivamente e negativamente.


Fiquem com DEUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário